Ataque no aeroporto de Donetsk: chefe da Guarda Fronteiriça da Ucrânia, Denis Antoniuk, explicou que a medida foi adotada "a pedido dos militares" (Maxim Zmeyev/Reuters)
Da Redação
Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 08h57.
Kiev - Os aeroportos de várias cidades no leste da Ucrânia foram fechados "por motivos de segurança" apesar da trégua entre os separatistas pró-Rússia e Kiev, informou nesta segunda o Serviço de Aviação Estatal.
"A proibição que afeta os aeroportos de Dnepropetrovsk, Kharkiv e Zaporiye se deve a uma ameaça para os voos de aviação civil", afirmou um comunicado do organismo, que não informou sobre o caráter das ameaças.
O chefe da Guarda Fronteiriça da Ucrânia, Denis Antoniuk, explicou que a medida foi adotada "a pedido dos militares".
A proibição valerá até amanhã mas poderá ser prolongada, acrescentou Antoniuk.
A imprensa ucraniana disse que o fechamento pode ter ocorrido para facilitar o descarregamento de aviões de Otan, o que foi negado pelos militares.
Representantes da autoproclamada república popular de Donetsk afirmaram que o fechamento dos aeroportos tem como objetivo impedir a saída de dinheiro caso o país declare em moratória.
No leste da Ucrânia, as hostilidades prosseguem embora com menos intensidade, apesar da nova trégua estipulada entre as partes beligerantes no dia 9 de dezembro.