Publicado em 26 de julho de 2024 às 07h55.
Última atualização em 26 de julho de 2024 às 08h09.
O aeroporto franco-suíço de Bâle-Mulhouse, em Estrasburgo, localizado na divisa entre França e Suíça, suspendeu as atividades temporariamente depois de um "alerta de bomba", segundo as autoridades locais. A situação também foi confirmada pelos responsáveis pelo local, no perfil oficial do X.
Às 10h54, horário local, a equipe que administra o Bâle-Mulhouse disse que "por razões de segurança, o terminal foi evacuado e fechado, com suspensão das operações".
Em seguida, às 12h42 (horário local), a mesma equipe fez uma postagem atualizando a situação e informando que o alerta "chegou ao fim". Com isso, todas as operações do aeroporto estão sendo retomadas gradualmente.
End of alert - 26/07/2023 12:42
The airport has reopened, and flight operations are gradually restarting. Passengers are requested to contact their airline for information about their flight. We wish you a safe and happy journey.
— EuroAirport (@euroairportcom) July 26, 2024
Algumas horas antes desta mesma sexta-feira, linhas de trem da França foram alvo de sabotagens que incluiram incêndios criminosos. A ação foi descrita pelas autoridades francesas como "coordenada" para interromper as viagens antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
A empresa ferroviária SNCF descreveu o ocorrido como "ataque maciço" para "paralisar" sua rede de alta velocidade. Com isso, 800 mil passageiros foram afetados poucas horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
A SNCF "foi vítima esta noite de vários atos mal-intencionados e simultâneos que afetaram as linhas de alta velocidade do Atlântico, Norte e Leste", afirmou o grupo em comunicado, no qual especificou que "incêndios criminosos foram provocados para danificar instalações".
Por isso, a circulação dos trens de alta velocidade (TGV, na sigla em francês) nestes três eixos foi "muito alterada".
"Estamos desviando alguns trens para a linha clássica, mas teremos que cancelar um bom número" deles, disse a SNCF. A linha de alta velocidade do sudeste não foi afetada.
A empresa destacou equipes para verificar os problemas e "iniciar os reparos", mas a situação pode durar "pelo menos todo o fim de semana".
O ministro delegado dos Transportes, Patrice Vergriete, denunciou um "ato criminoso escandaloso" que terá "fortes consequências" no tráfego ferroviário.
Matéria em atualização