Mundo

Adams volta à campanha após ser libertado pela polícia

O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, voltou à campanha para as eleições locais e europeias, após ser libertado no domingo pela polícia


	Policiais na Irlanda do Norte: Adams foi libertado pela PSNI após quatro dias de interrogatórios
 (Peter Muhly/AFP)

Policiais na Irlanda do Norte: Adams foi libertado pela PSNI após quatro dias de interrogatórios (Peter Muhly/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 08h59.

Dublin - O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, voltou nesta segunda-feira à campanha para as eleições locais e europeias, após ser libertado no domingo pela Polícia norte-irlandesa, que o deteve na quarta-feira por um assassinato cometido pelo IRA em 1972.

Adams, que afirma sua inocência, retomará os atos eleitorais e se espera que o Sinn Féin, que apoia a unificação da ilha da Irlanda, realize um comício esta noite em Belfast e outro amanhã em Dublin, onde o líder republicano é deputado.

Após a detenção de Adams, o Sinn Féin assegurou que esta era uma tentativa por atrapalhar as expectativas eleitorais dos nacionalistas.

Adams foi libertado pela PSNI após quatro dias de interrogatórios, apesar de a Polícia remeter um relatório à Promotoria norte-irlandesa para deixar em suas mãos se o acusa em relação ao assassinato de Jean McConville em 1972.

McConville, viúva de 37 anos e mãe de dez filhos, foi assassinada pelo IRA por espionar para as forças britânicas, uma acusação que acabou se verificando falsa.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaIrlandaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional