Mundo

Acordo no Congresso dos EUA sobre Orçamento evita paralisação

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes do congresso norte-americano chegaram a um acordo de última hora em torno do Orçamento, na noite de sexta-feira, que evitou a paralisação do governo. Faltando pouco tempo para a meia-noite, quando vencia o prazo para a decisão, Democratas e Republicanos chegaram a um […]

Obama: acordo garante governo em funcionamento (Spencer Platt/Getty Images)

Obama: acordo garante governo em funcionamento (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2011 às 10h59.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes do congresso norte-americano chegaram a um acordo de última hora em torno do Orçamento, na noite de sexta-feira, que evitou a paralisação do governo.

Faltando pouco tempo para a meia-noite, quando vencia o prazo para a decisão, Democratas e Republicanos chegaram a um compromisso em torno de um plano para cortar 37,8 bilhões de dólares em gastos até o fim do ano fiscal.

Para evitar a paralisação do governo até a votação do acordo, eles aprovaram também um fundo provisório de sete dias para manter as agências federais funcionando na próxima semana até que o entendimento entre os dois partidos seja formalizado.

O acordo para o restante do ano fiscal, fechado após dias de negociações tensas, vai gerar o maior corte doméstico de despesas na história dos Estados Unidos. É uma vitória dos republicanos, que conquistaram o controle da Casa dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) em novembro passado.

O Goldman Sachs havia estimado que uma eventual paralisação do governo dos EUA por mais de uma semana poderia custar à economia 8 bilhões de dólares.

"Como em qualquer compromisso que valha a pena, ambos os lados tiveram de tomar decisões duras e ceder em temas que eram importantes a eles", declarou o presidente Obama.

O porta-voz da Casa dos Representantes, John Boehner, disse aos jornalistas que os lados chegaram a "um acordo que vai, de fato, cortar os gastos e manter o governo funcionando".

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Orçamento federalPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia