Mundo

Acordo Israel-Hamas para troca de prisioneiros por soldado Shalit

Soldado está em poder do grupo desde 2006; acordo teve mediação do Egito

Gilad Shalit foi sequestrado em junho de 2006 (AFP)

Gilad Shalit foi sequestrado em junho de 2006 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 17h37.

Gaza - O Hamas e Israel chegaram a um acordo para a libertação do soldado israelense Gilad Shalit em troca de prisioneiros palestinos, afirmou nesta terça-feira à AFP uma fonte ligada ao movimento islamita, que controla a Faixa de Gaza.

Este acordo, possível graças a uma mediação egípcia, deve ser implementado "em uma semana" e o líder do Hamas, Khaled Mechaal, "pronunciará um importante discurso nas próximas duas horas", acrescentou a fonte.

"O acordo de troca será aplicado em poucos dias", confirmou em seu site o braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam.

Gilad Shalit, que também tem nacionalidade francesa, foi sequestrado em junho de 2006 por um comando de três grupos armados palestinos, incluindo o braço militar do Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007.

O Hamas quer trocá-lo por cerca de mil palestinos, mas as negociações fracassaram até agora sobre a identidade dos prisioneiros e o local de sua libertação, já que o governo israelense se recusa a libertar na Cisjordânia os palestinos envolvidos em atentados.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaIsraelDiplomaciaConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Suprema Corte dos EUA vai revisar decreto de Trump que acaba com direito à cidadania por nascimento

‘Doutrina Monroe’: entenda o conceito que Trump defende no cenário global

Trump sugere trocar nome do futebol americano para evitar confusão com futebol

Como funcionam as eleições em Honduras? Entenda o que está em jogo