Mundo

Acordo GM, Renault, Nissan pode sair na próxima semana

Presidentes das montadoras encontram-se na próxima semana e, segundo fontes ouvidas pelo americano The Wall Street Journal, negócio está próximo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Após dois meses de negociações, o acordo entre General Motors (GM), Renault e Nissan começa a apresentar avanços, segundo fontes ouvidas pelo americano The Wall Street Journal. Na próxima semana, Rick Wagoner, presidente da GM, e Carlos Ghosh, presidente da Renault-Nissan, devem encontrar-se em Paris para acertar os termos da parceria.

O objetivo é uma potencial redução de custos para as três empresas, por meio da cooperação nas áreas de engenharia, compartilhamento de plataformas de veículos e consolidação das operações de manufatura. Porém, as fontes entrevistadas pelo jornal americano afirmam que os executivos da GM, particularmente aqueles da área de compras de peças e suprimentos, viram poucas vantagens na aliança.

A Renault, por sua vez, também teria demonstrado pontos de descontentamento. "Os profissionais da GM estão convencidos de que fazem as coisas da melhor forma, mas eu não estou certo de que eles têm os menores custos", teria dito o vice-presidente da Renault, Bruno Morange. "Estamos tentando construir uma parceria de meio-termo e não apenas de menores preços".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão cibernético afeta aeroportos, canal de TV e bolsa de valores; Microsoft se pronuncia

Mais na Exame