Mundo

Acordo de transição do Brexit deve ser acertado em 7 semanas

Declaração foi feita pela premiê Theresa May, que tenta apaziguar os temores de que um acordo para a saída britânica da UE possa exigir mais tempo

Theresa May: UE ofereceu ao Reino Unido uma transição sem alterações no status quo até o final de 2020 após o Brexit (Toby Melville/Reuters)

Theresa May: UE ofereceu ao Reino Unido uma transição sem alterações no status quo até o final de 2020 após o Brexit (Toby Melville/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de fevereiro de 2018 às 09h38.

Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta sexta-feira que um período de transição para o processo de saída britânica da União Europeia será combinado com o bloco nas próximas sete semanas, enquanto tenta apaziguar os temores de que um acordo para o Brexit possa exigir mais tempo.

A UE ofereceu ao Reino Unido uma transição sem alterações no status quo até o final de 2020 após o Brexit.

Os dois lados estão tentando chegar a um acordo até o final de março, mas existe discórdia a respeito de alguns detalhes, e o empresariado teme que um desentendimento quanto aos termos adie um acordo.

"No prazo de sete semanas, teremos um acordo com a União Europeia, este é o cronograma que eles passaram para um período de implantação", disse May em entrevista à BBC.

Durante uma viagem à China nesta semana, a premiê tentou tranquilizar alguns membros linha-dura de seu próprio Partido Conservador desafiando Bruxelas com o alerta de que cidadãos europeus que rumem para o Reino Unido no ano que vem, após o Brexit, podem perder alguns direitos durante um eventual período de transição.

O bloco quer que seus três milhões de cidadãos continuem tendo a possibilidade de usufruir dos mesmos direitos até o final deste período.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Capitólio dos EUA se blinda contra possíveis protestos durante visita de Netanyahu

Kamala e democratas aceleram estratégia de atacar Trump em comício em Milwaukee

Líderes do Senado e da Câmara dos EUA endossam candidatura de Kamala Harris

Wegovy da Novo Nordisk é aprovado no Reino Unido para prevenção cardiovascular

Mais na Exame