Mundo

Abkhazia está disposta a reconhecer independência da Catalunha

A república separatista, que rompeu com a Geórgia em 2008 e não é reconhecida internacionalmente, mostrou-se aberta a acatar a uma solicitação da região

Catalunha: diplomata ressaltou que a região ainda precisa cumprir com uma série de normativas legais (Jon Nazca/Reuters)

Catalunha: diplomata ressaltou que a região ainda precisa cumprir com uma série de normativas legais (Jon Nazca/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de outubro de 2017 às 16h02.

Moscou - A Abkhazia, uma república separatista que rompeu com a Geórgia em 2008 e não é reconhecida internacionalmente, com a exceção de Rússia, Venezuela e Nicarágua, se mostrou disposta nesta sexta-feira a reconhecer a independência da região da Catalunha, na Espanha, se receber uma solicitação nesse sentido.

"Estamos dispostos a estudar o assunto do reconhecimento da Catalunha em qualidade de Estado independente, mas falar disso é prematuro", disse o vice-ministro de Relações Exteriores da república autoproclamada, Kan Tania, à agência oficial russa "RIA Novosti".

O diplomata ressaltou que, para que a Catalunha seja considerada um Estado independente, ela ainda precisa cumprir com uma série de normativas legais, mas ressaltou o interesse da Abkhazia em estabelecer relações com líderes, políticos e o povo catalão em seu conjunto.

"Depois disso, se eles se dirigirem a nós com um pedido de reconhecimento, nós, certamente, estaremos dispostos a estudá-lo", comentou Tania.

A Abkhazia conta com seu próprio representante na comunidade autônoma espanhola da Catalunha desde 2014, mas não se trata de um escritório de representação como o que a república separatista abriu esta semana na Ossétia do Sul, outra região da Geórgia que proclamou independência.

A Rússia reconheceu a independência de Ossétia do Sul e Abkhazia após derrotar a Geórgia e um breve, mas violento conflito pelo controle do território sul-osseta em agosto de 2008, uma decisão que foi seguida por Venezuela, Nicarágua e Nauru.

O parlamento regional da Catalunha aprovou hoje uma resolução em favor da independência da Catalunha, que já foi condenada pelos principais países da comunidade internacional.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEspanhaCatalunha

Mais de Mundo

Ambição de Trump com a Groenlândia abala direita europeia

Lula participa de fórum no Panamá e visitará Canal nesta quarta

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte