Mundo

Rússia fora do Rio; Sanders com Clinton…

Turquia sem parada Istambul anunciou a suspensão da Parada Anual do Orgulho LGBT, marcada para o fim de junho. A razão é o medo de eventuais desordens, manifestações e violência de grupos conservadores e ultra-nacionalistas que afirmaram que não permitirão que “degenerados realizem tais eventos em solo turco”. Os organizadores do evento e ativistas LGBT […]

YELENA ISINBAYEVA: bi-campeã olímpica do salto com vara afirmou que vai recorrer de sua suspensão por doping a uma corte de direitos humanos / Michael Steele/Getty Images

YELENA ISINBAYEVA: bi-campeã olímpica do salto com vara afirmou que vai recorrer de sua suspensão por doping a uma corte de direitos humanos / Michael Steele/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2016 às 18h42.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h23.

Turquia sem parada

Istambul anunciou a suspensão da Parada Anual do Orgulho LGBT, marcada para o fim de junho. A razão é o medo de eventuais desordens, manifestações e violência de grupos conservadores e ultra-nacionalistas que afirmaram que não permitirão que “degenerados realizem tais eventos em solo turco”. Os organizadores do evento e ativistas LGBT denunciaram fortemente a suspensão. A ordem implica na “intervenção pelas forças de segurança” de qualquer pessoa que desafiar as autoridades e tomar parte em uma eventual Parada.

__

Sanders com Clinton

O senador Bernie Sanders disse que irá trabalhar ao lado da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, para transformar o Partido Democrata em “um só, de trabalhadores e jovens”. Sanders disse que trabalhará para ter certeza de que as principais reivindicações de sua campanha serão levadas a cabo por Clinton e pelo partido. O senador também espera que apoiar a candidata pode fortalecê-la para derrotar o republicano Donald Trump.

__

Rússia de fora do Rio

O time de atletismo russo foi oficialmente proibido de participar das Olimpíadas do Rio por uma decisão unânime da Associação Internacional de Federações Atléticas. A federação é acusada de doping de diversos atletas, com apoio e incentivo do governo russo. A punição é histórica e sem precedentes na história do esporte olímpico. Em 2012, a Rússia levou 18 medalhas, incluindo 8 ouros, nas Olimpíadas de Londres.

__

A justiça tarda…

Uma corte de justiça alemã condenou Reinhold Hanning, um homem de 94 anos e ex-guarda do campo de concentração de Auschwitz, a 5 anos de prisão por ter ajudado no assassinato de 170.000 pessoas. Segundo o juiz que proferiu a sentença, Hanning estava “ciente de que pessoas inocentes eram mortas todos os dias nas câmeras de gás de Auschwitz”. É esperado que este seja um dos últimos julgamentos de nazistas envolvidos com o Holocausto. Dos 6.500 membros do exércico alemão que comprovadamente trabalharam no campo de concentração, apenas 49 foram levados à corte.

__

Problema chinês na Apple

A empresa de tecnologia Apple enfrenta um contratempo legal na China, onde oficiais afirmam que a companhia violou uma patente de um pequeno competidor local. Segundo a denúncia, a quebra de patente teria acontecido no celular iPhone. A Apple foi rápida em negar as acusações e dizer que uma apelação já havia sido aceita, permitindo que os telefones permaneçam no mercado chinês. O caso é mais um sinal de que reguladores chineses estão de olho na companhia, e acontece em um momento em que a Apple se depara com uma redução nas vendas de iPhone e se prepara para lançar o novo modelo do celular.

__

Baixa nos refrigerantes, de novo

A venda de refrigerantes caiu no trimestre encerrado em 5 de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, aumentando ainda mais o medo de que a indústria esteja numa rua sem saída. Segundo analistas de mercado, o volume de vendas recuou 2,8%. As ações das empresas que vendem refrigerantes, Coca-Cola, PepsiCo e Dr. Pepper, fecharam o dia em queda de 2,3%, 0,4% e 1,1%. Essas companhias enfrentam problemas em múltiplas frentes, com consumidores fugindo de bebidas cheias de açucar e artificiais. Em 2015, o consumo per capita de refrigerante dos Estados Unidos atingiu o índice mais baixo dos últimos 30 anos.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Japão registra 40 mil pessoas mortas sozinhas em casa — 10% delas descobertas um mês após a morte

Zelensky destitui chefe da Força Aérea ucraniana após queda de caça F-16

Bangladesh convida ONU para observar in loco situação no país após protestos

Por que a Itália pode aumentar impostos sobre turistas?

Mais na Exame