Mundo

Rússia fora do Rio; Sanders com Clinton…

Turquia sem parada Istambul anunciou a suspensão da Parada Anual do Orgulho LGBT, marcada para o fim de junho. A razão é o medo de eventuais desordens, manifestações e violência de grupos conservadores e ultra-nacionalistas que afirmaram que não permitirão que “degenerados realizem tais eventos em solo turco”. Os organizadores do evento e ativistas LGBT […]

YELENA ISINBAYEVA: bi-campeã olímpica do salto com vara afirmou que vai recorrer de sua suspensão por doping a uma corte de direitos humanos / Michael Steele/Getty Images

YELENA ISINBAYEVA: bi-campeã olímpica do salto com vara afirmou que vai recorrer de sua suspensão por doping a uma corte de direitos humanos / Michael Steele/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2016 às 18h42.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h23.

Turquia sem parada

Istambul anunciou a suspensão da Parada Anual do Orgulho LGBT, marcada para o fim de junho. A razão é o medo de eventuais desordens, manifestações e violência de grupos conservadores e ultra-nacionalistas que afirmaram que não permitirão que “degenerados realizem tais eventos em solo turco”. Os organizadores do evento e ativistas LGBT denunciaram fortemente a suspensão. A ordem implica na “intervenção pelas forças de segurança” de qualquer pessoa que desafiar as autoridades e tomar parte em uma eventual Parada.

__

Sanders com Clinton

O senador Bernie Sanders disse que irá trabalhar ao lado da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, para transformar o Partido Democrata em “um só, de trabalhadores e jovens”. Sanders disse que trabalhará para ter certeza de que as principais reivindicações de sua campanha serão levadas a cabo por Clinton e pelo partido. O senador também espera que apoiar a candidata pode fortalecê-la para derrotar o republicano Donald Trump.

__

Rússia de fora do Rio

O time de atletismo russo foi oficialmente proibido de participar das Olimpíadas do Rio por uma decisão unânime da Associação Internacional de Federações Atléticas. A federação é acusada de doping de diversos atletas, com apoio e incentivo do governo russo. A punição é histórica e sem precedentes na história do esporte olímpico. Em 2012, a Rússia levou 18 medalhas, incluindo 8 ouros, nas Olimpíadas de Londres.

__

A justiça tarda…

Uma corte de justiça alemã condenou Reinhold Hanning, um homem de 94 anos e ex-guarda do campo de concentração de Auschwitz, a 5 anos de prisão por ter ajudado no assassinato de 170.000 pessoas. Segundo o juiz que proferiu a sentença, Hanning estava “ciente de que pessoas inocentes eram mortas todos os dias nas câmeras de gás de Auschwitz”. É esperado que este seja um dos últimos julgamentos de nazistas envolvidos com o Holocausto. Dos 6.500 membros do exércico alemão que comprovadamente trabalharam no campo de concentração, apenas 49 foram levados à corte.

__

Problema chinês na Apple

A empresa de tecnologia Apple enfrenta um contratempo legal na China, onde oficiais afirmam que a companhia violou uma patente de um pequeno competidor local. Segundo a denúncia, a quebra de patente teria acontecido no celular iPhone. A Apple foi rápida em negar as acusações e dizer que uma apelação já havia sido aceita, permitindo que os telefones permaneçam no mercado chinês. O caso é mais um sinal de que reguladores chineses estão de olho na companhia, e acontece em um momento em que a Apple se depara com uma redução nas vendas de iPhone e se prepara para lançar o novo modelo do celular.

__

Baixa nos refrigerantes, de novo

A venda de refrigerantes caiu no trimestre encerrado em 5 de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, aumentando ainda mais o medo de que a indústria esteja numa rua sem saída. Segundo analistas de mercado, o volume de vendas recuou 2,8%. As ações das empresas que vendem refrigerantes, Coca-Cola, PepsiCo e Dr. Pepper, fecharam o dia em queda de 2,3%, 0,4% e 1,1%. Essas companhias enfrentam problemas em múltiplas frentes, com consumidores fugindo de bebidas cheias de açucar e artificiais. Em 2015, o consumo per capita de refrigerante dos Estados Unidos atingiu o índice mais baixo dos últimos 30 anos.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Líder da oposição canadense pede a Trudeau que convoque eleições antecipadas

Musk espera cortar 1 trilhão de dólares em gastos públicos dos Estados Unidos

Líder opositora venezuelana diz estar em “lugar seguro” após denúncia de “retenção”

Suprema Corte autoriza condenação de Trump no caso de suborno a ex-atriz pornô