Mundo

8 em cada 10 consideram situação na Venezuela negativa

Oito em cada dez venezuelanos pensam que a situação no país é negativa e quase 60% reprovam a gestão do presidente Nicolás Maduro

Opositores venezuelanos protestam em Caracas: desde fevereiro, a Venezuela é palco de protestos (Geraldo Caso/AFP)

Opositores venezuelanos protestam em Caracas: desde fevereiro, a Venezuela é palco de protestos (Geraldo Caso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 13h29.

Caracas - Oito em cada dez venezuelanos pensam que a situação no país é negativa e quase 60% reprovam a gestão do presidente socialista Nicolás Maduro, segundo uma pesquisa da empresa Datanálisis divulgada nesta segunda-feira.

À pergunta: "Como você avalia a situação no país atualmente?", um terço (33,8%) dos pesquisados respondeu que "é muito ruim", outro terço (32,9%) declarou que era ruim e 12,7% consideraram "de regular a ruim", enquanto apenas 18,5% disseram ser positiva, de acordo com a pesquisa publicada pelo jornal El Universal.

A opinião sobre a gestão de Maduro também piorou desde novembro, com o aumento de 44,6% para 59,2% dos que a desaprovam, acrescenta a pesquisa realizada com 1.300 pessoas de 31 de março a 20 de abril e com uma margem de confiança de 95%.

Desde fevereiro, a Venezuela é palco de protestos contra o governo de Maduro devido à crise econômica, com uma inflação anual de quase 60% e a escassez de um em quatro produtos básicos, como arroz, açúcar, leite ou papel higiênico, além da violência criminal.

Segundo a pesquisa, pela primeira vez os venezuelanos consideraram que seu principal problema é econômico, dentro do qual 32,5% colocaram o desabastecimento de alimentos em primeiro lugar.

Enquanto isso a insegurança, que até agora liderava as pesquisas como maior problema no país, representou desta vez 23,5% das opiniões.

A maioria dos pesquisados, ou seja, 31,8%, aponta Maduro como o principal responsável pelos problemas do país, enquanto 17,2% culpam o povo e 13,8% os ministros.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise políticaNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame