Mundo

7 milhões de sudaneses buscam ajuda humanitária

Coordenador humanitário disse que a região de Darfur foi testemunha da maior onda de deslocamentos durante este ano devido a conflitos militares e tribais


	Soldado registra habitantes de Darfur, no Sudão: 7 milhões precisam de ajuda humanitária
 (Albert Gonzalez Farran/AFP/AFP)

Soldado registra habitantes de Darfur, no Sudão: 7 milhões precisam de ajuda humanitária (Albert Gonzalez Farran/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 16h23.

Cartum - O número de sudaneses que necessitam de assistência humanitária urgente no Sudão aumentou neste ano para sete milhões de pessoas, 56% a mais que em 2013, informou nesta terça-feira o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários em Cartum.

"A luta entre o governo e os rebeldes nos estados de Nilo Azul e Kordofan do Sul não para, o que nos preocupa porque dificulta a proporção de assistência humanitária aos necessitados dessas áreas", disse o coordenador humanitário Ali Zatari.

Zatari acrescentou que a região de Darfur foi testemunha da maior onda de deslocamentos durante este ano, com um número superior a 400 mil pessoas devido aos conflitos militares e tribais.

Essas pessoas têm uma necessidade urgente de "comida, lar, água e saneamento", acrescentou, antes de explicar que a ONU está negociando com os rebeldes e o governo central para que permitam transferir ajuda humanitária aos necessitados.

Darfur é desde 2003 palco de um conflito entre movimentos rebeldes e o Exército sudanês que causou mais de 300 mil mortes e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaONUDireitos HumanosSudão

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA