Mundo

Elizabeth II participa de desfile de mil embarcações pelo Tâmisa

Procissão percorrerá 11 quilômetros e deve reunir um milhão de pessoas às margens do rio

Rainha Elizabeth II  (Chris Jackson / Getty Images)

Rainha Elizabeth II (Chris Jackson / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2012 às 13h47.

 

Londres - Em uma embarcação decorada com 10 mil flores de seus jardins, a rainha Elizabeth II participa neste domingo de um histórico e espetacular desfile de mil embarcações pelo rio Tâmisa, em Londres, para comemorar seus 60 anos de reinado.

A flotilha reúne gôndolas, veleiros, traineiras, navios militares, lanchas e embarcações de lazer, que transportam cerca de 20 mil pessoas e compõem o maior espetáculo náutico dos últimos 350 anos no Reino Unido.

A monarca, que comemora neste fim de semana seu Jubileu de Diamante, está junto com seu marido, o duque de Edimburgo, e outros membros de sua família, à bordo do 'Spirit of Chartwell', um barco utilizado para transportar turistas que foi adaptado e decorado para a ocasião nas cores vermelha, dourada e púrpura ao estilo das embarcações fluviais dos séculos XVII e XVIII.

Feliz com o entusiasmo popular e a ausência de chuva neste momento, Elizabeth II subiu à embarcação com um vestido branco e um chapéu da mesma cor. A soberana, que escolheu esse tom para contrastar com as cores azul e vermelho da bandeira britânica, usava também suas inseparáveis luvas, nesta ocasião de cor lilás, e um broche prateado.

A rainha e o duque de Edimburgo viajam sentados em dois tronos vermelhos protegidos da possibilidade de chuva por um dossel no alto de uma embarcação cuja proa tem uma escultura de cor dourada com os símbolos do Tâmisa.

Um enorme 'E', inicial em inglês do nome da rainha, marca a cobertura do barco, no qual também viajam o príncipe Charles, sua esposa Camilla, o príncipe Harry e os duques de Cambridge, William e Catherine.

Todos os membros masculinos da família assistem ao desfile com seus uniformes militares, e suas esposas o fazem com vestidos e chapéus - de tom vermelho e de Alexander McQueen, no caso da duquesa de Cambridge.

Nas demais embarcações viajam, além de membros da família real, políticos, personalidades do mundo do espetáculo e do esporte do país, além de autoridades dos países da Commonwealth.

O desfile percorrerá 11 quilômetros durante três horas, e calcula-se que reunirá um milhão de pessoas às margens do rio, apesar da baixa temperaturas. Foram instalados 50 telões ao longo do trajeto para que as pessoas possam ver com maior detalhe a flotilha, que cruzará 12 pontes do rio como parte de um evento que precisou de dois anos de preparativos e custou 12 milhões de libras.

Esta quantia foi arrecadada através de doações privadas, mas o custo da segurança, que inclui 20 embarcações de resgate marítimo, ficou a cargo dos cofres públicos.

O desfile fluvial acontece ao som de bandas musicais a bordo de dez embarcações, além da Orquestra Filarmônica de Londres, que toca composições clássicas, canções tradicionais escocesas, temas folclóricos ingleses e melodias de Hollywood.

A chegada da comitiva real à Tower Bridge (Ponte da Torre), onde termina o desfile, será recebida por milhares de pessoas que escutarão o hino 'Deus Salve a Rainha', em honra a uma monarca que conta atualmente com um nível recorde de popularidade. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Montenegro extraditará aos EUA magnata sul-coreano das criptomoedas

Mais de 30 mil sírios estabelecidos na Turquia retornam ao país após queda de Assad

Policial argentino detido na Venezuela é processado por 'terrorismo'

Israel realiza operação perto de importante hospital de Gaza