Mundo

25% dos eleitores nos EUA acreditam em informações falsas em redes sociais

Uma pesquisa da SurveyUSA, com mais de 3.000 eleitores, descobriu que 65% relataram ter encontrado desinformação política em seus feeds

Eleitores votando antecipadamente nesta semana, em Iowa: quase 4 milhões de pessoas já votaram nos EUA (Rachel Mummey/Bloomberg)

Eleitores votando antecipadamente nesta semana, em Iowa: quase 4 milhões de pessoas já votaram nos EUA (Rachel Mummey/Bloomberg)

B

Bloomberg

Publicado em 26 de outubro de 2020 às 20h45.

Última atualização em 26 de outubro de 2020 às 20h53.

Com a eleição presidencial dos Estados Unidos mais próxima, os americanos ainda encontram informações incorretas online, especialmente no Facebook, e muitos acreditam no que leem, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa SurveyUSA com mais de 3.000 eleitores registrados descobriu que 65% relataram ter encontrado desinformação política em seus feeds do Facebook. Um quarto deles relatou acreditar nas afirmações. Conduzida entre 14 e 19 de outubro, a pesquisa revelou que 85% dos eleitores registrados leem que a votação pelo correio levará à fraude, com 35% acreditando nisso.

Facebook e Twitter têm trabalhado para conter a desinformação na reta final da eleição. Ambas as empresas se tornaram mais assertivas ao sinalizar postagens que violam suas políticas. O Facebook recentemente começou a retirar comentários que convocam as pessoas a acompanhar agressivamente as pesquisas no dia da eleição e bloqueou anúncios que desencorajam o uso de vacinas. Uma de suas medidas mais polêmicas foi limitar o alcance de um artigo do New York Post sobre o candidato Joe Biden, o que enfureceu os conservadores.

“Há uma emergência democrática acontecendo na América agora, e o Facebook está no centro dela”, disse Fadi Quran, diretor de campanha da Avaaz, grupo de ativismo online que encomendou a pesquisa. “O Facebook pode fazer rebaixamento das páginas que mais espalham notícias, chegando a milhões com informações incorretas, e eles podem mostrar correções para todos os expostos a essas mentiras.”

De acordo com a pesquisa, quase três quartos dos entrevistados foram expostos à alegação de que Biden está planejando retirar recursos da polícia, com 32% aceitando isso como um fato. Mais de 60% leram online que o presidente Donald Trump vai acabar com os benefícios sociais se for reeleito e 27% acreditaram nisso, de acordo com a pesquisa.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasJoe Biden

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia