215 brasileiros e 16 animais de estimação: quinto voo de Israel chega ao Rio
Avião da operação Voltando em Paz pousou na madrugada de domingo, 15
Agência de notícias
Publicado em 15 de outubro de 2023 às 12h11.
Mais um avião da operação Voltando em Paz, do governo brasileiro, desta vez com 215 brasileiros e 16 animais de estimação, chegou ao Rio de Janeiro na madrugada deste domingo, 15. Esse é o quinto voo de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB) proveniente de Israel, cujo objetivo é retirar brasileiros da zona de conflito. Dos 215 brasileiros, nove bebês de colo.
A aeronave, um KC-30 (Airbus A330 200) saiu de Tel Aviv, capital israelense, às 17h55 de sábado (14), no horário local (11h55 no horário de Brasília). Até o momento, cinco voos já repatriaram 916 brasileiros e 24 pets que estavam em Israel.
- Quarta aeronave da FAB com 207 brasileiros repatriados de Israel chega ao RJ
- Guerra Israel-Hamas: terceira aeronave da FAB decola de Tel-Aviv com 69 brasileiros repatriados
- Guerra Israel-Hamas: avião da FAB decola de Tel-Aviv com 214 brasileiros e animais de estimação
- Guerra Israel-Hamas: Governo envia avião presidencial para buscar brasileiros em Israel
- Guerra: avião com 175 israelenses decola de São Paulo rumo a Israel após convocação do exército
- Lula diz que governo trabalha para trazer brasileiros de Israel e colaborar com processo de paz
Um avião VC-2 (Embraer 190) deverá trazer um grupo de cerca de 30 brasileiros que está em Gaza. Segundo as últimas informações da FAB, divulgadas na manhã de sábado, essa aeronave está em Roma aguardando o sinal verde do governo egípcio para que os brasileiros cruzem a fronteira em Rafah (que liga Gaza ao Egito) e possam embarcar no voo.
No último dia 7, partindo de Gaza, homens do Hamas invadiram o território israelense e matou cerca de 1.300 pessoas, entre civis e militares, segundo informações das Forças de Defesa de Israel (IDF). Em resposta, militares israelenses iniciaram um bombardeio a Gaza, território controlado pelo Hamas, matando mais de 2.300 palestinos, entre civis e militares, segundo agências de notícia internacionais.
Ações militares israelenses também na Cisjordânia, território controlado pela Autoridade Nacional Palestina, resultaram em mais de 50 mortes, também segundo agências de notícia internacionais.