10 partidas letais na história do futebol

Nesta quarta-feira, um confronto entre torcidas rivais deixou mais de 73 mortos no Egito; veja outras partidas de futebol que resultaram em tragédias no passado

São Paulo – Um confronto entre os torcedores dos times rivais no Egito deixou mais de 73 mortos e centenas de feridos nesta quarta-feira.

Veja, a seguir, quais foram as partidas mais letais da história do futebol:

1. Peru x Argentina (1964)

No dia 24 de maio de 1964, 301 torcedores morreram no Estádio Nacional de Lima, após uma partida entre Peru e Argentina.

Com o placar marcando 1 a 0 para a Argentina, o juiz decidiu anular um gol do Peru. Os 54 mil torcedores concentrados no Estádio Nacional de Lima se enfureceram, invadindo o gramado.

Milhares de torcedores tentaram correr para as saídas do estádio, mas, com os portões fechados, centenas de pessoas foram esmagadas.

2. Spartak Moscou x HFC Haarlem (1982)

Durante uma confusão no estádio Luzhniki de Moscou, em 20 de outubro de 1982, mais de 340 torcedores morreram (na contagem extraoficial) e outros mil ficaram feridos.

O Spartak Moscou, da Rússia, e o HFC Haarlem, da Holanda, se enfrentavam em uma partida pela Copa UEFA.

Precisando de três gols de vantagem, o Spartak vencia por apenas 1 a 0 quando, quase no fim da partida, um segundo gol foi marcado. Os torcedores que já deixavam o estádio decidiram voltar e a confusão começou.

3. Hearts of Oak x Kumasi Ashanti (2001)

Em 9 de maio de 2001, um confronto entre as torcidas do Hearts of Oak e do Kumasi Ashanti, em Gana, deixou pelo menos 127 mortos.

Durante o dérbi realizado no antigo Estádio Accra Sports, o Hearts virou o placar no final do jogo e venceu por 2 a 1, enfurecendo os torcedores do Kotoko, que começaram a atirar foguetes no gramado.

A polícia entrou na briga, usando gás lacrimogênio contra a multidão, desencadeando a confusão. Uma estátua em homenagem às 127 vítimas fatais foi erguida nos arredores do estádio.


4. Liverpool x Nottingham Forest (1989)

Um confronto entre o Liverpool e o Nottingham Forest, em 15 de abril de 1989, deixou 95 mortos e 175 feridos.

Com o estádio de Hillsborough já superlotado, milhares de torcedores sem ingresso forçaram a entrada para assistir o jogo.

A legião invadiu a arena, esmagando os torcedores que já ocupavam as arquibancadas. Para tentar se proteger, alguns torcedores pularam para dentro do campo.

5. Janakpur x Muktijodha (1988)

Durante um amistoso no Nepal, entre o Janakpur e o Muktijodha, em março de 1988, uma tempestade de granizo pegou os presentes de surpresa e provocou tumulto.

O empurra-empurra dos torcedores para tentar sair do estádio deixou 93 mortos e mais de 100 feridos.

6. Guatemala x Costa Rica (1996)

Com um público muito acima da capacidade, a partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo entre Guatemala e Costa Rica, em 16 de outubro de 1996, no Estádio Mateo Flores, acabou em tragédia.

Antes mesmo de o jogo começar, uma multidão foi espremida contra o alambrado. Presente no estádio, o presidente do país suspendeu a partida, mas, mesmo assim, 80 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas.

7. River Plate x Boca Juniors (1968)

Em 23 de junho de 1968, os rivais históricos River Plate e Boca Juniors se enfrentavam em uma partida pelo Campeonato Argentino, em Buenos Aires.

No meio da torcida, um incêndio que começou com uma fogueira improvisada causou pânico. Mais de 71 pessoas morreram por asfixia ou pisoteadas e outras 150 ficaram feridas.


8. Rangers x Celtic (1971)

Em mais um enfretamento clássico, o Celtic vencia o Rangers por um a zero em uma partida em 2 de janeiro de 1971, em Glasgow. No último minuto, o Rangers marcou e empatou a partida.

Não resistindo à comemoração dos torcedores, uma escada desabou, deixando 66 mortos e mais de 200 feridos.

9. Bradford City x Lincoln City (1985)

Um incêndio causou uma tragédia no estádio de Bradford City, durante uma partida entre o time da casa e o Lincoln City.

Durante a partida, realizada em 11 de maio de 1985, o Bradford City receberia o trófeu de campeão da terceira divisão do futebol inglês, mas 56 pessoas acabaram mortas e outras 265 feridas.

10. Zamalek x Dukla Praga (1974)

Uma partida em 11 de fevereiro de 1974, no estádio Zamalek do Cairo, terminou em morte para 48 torcedores e outros 50 ficaram feridos após a queda de uma arquibancada.

A partida era apenas um amistoso, mas o público superlotou o estádio, que recebeu o dobro dos 40 mil torcedores que comportava. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.