Exame Logo

10 países da União Europeia rejeitam declaração contra drogas dos EUA

Os Estados Unidos lançaram um documento para a maior coordenação no combate às drogas, mas não obteve apoio dos 130 países presentes

Trump: o presidente americano pediu apoio para combater a epidemia de dependência no mundo (Carlos Barria/Reuters)
E

EFE

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 16h15.

Nações Unidas - A declaração promovida pelos Estados Unidos para pedir à comunidade internacional maior coordenação no combate às drogas não teve o apoio de dez países da União Europeia, que não assinaram o documento, respaldado nesta segunda-feira por 130 nações na sede da Organização das Nações Unidas ( ONU ), em Nova York.

Fontes do Ministério de Relações Exteriores da Espanha explicaram à Agência Efe que o governo de Pedro Sánchez não é contrário ao texto, mas decidiu não assinar a declaração porque a União Europeia não tem uma política comum na luta contra os entorpecentes. Além disso, a missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas não permitiu negociar o conteúdo, por isso vários países europeus decidiram não corroborar.

Veja também

Dos 28 Estados-membros, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Eslovênia e Suécia não assinaram.

O documento, intitulado "Chamada global à ação sobre o problema mundial das drogas", determina que os países signatários deverão implantar "planos nacionais de ação" para reduzir a oferta e a demanda de drogas, assim como ampliar o tratamento à dependência e fortalecer a cooperação contra o tráfico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, presidiu hoje a reunião na qual essa declaração foi apresentada e aproveitou para pedir a cooperação internacional para "desmantelar a produção de drogas" e "combater a epidemia" de dependência que mata milhões de pessoas no mundo todo.

A assinatura da declaração aconteceu paralelemente à realização da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUDrogasEstados Unidos (EUA)Tráfico de drogasUnião Europeia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame