Mercados

Decolar.com negocia com bancos fazer IPO na Nasdaq, dizem fontes

A empresa é considera como um unicórnio, termo dado para empresas de capital fechado da área de tecnologia com valor de mercado acima de US$ 1 bi

Nasdaq: segundo as fontes, a Decolar.com ainda tem que contratar bancos de investimentos para assessorá-la no IPO (Andrew Kelly/Reuters)

Nasdaq: segundo as fontes, a Decolar.com ainda tem que contratar bancos de investimentos para assessorá-la no IPO (Andrew Kelly/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 16h45.

São Paulo/São Francisco - O site de reservas de viagens Decolar.com está seguindo adiante com os planos de fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa norte-americana Nasdaq no próximo ano, afirmaram três fontes com conhecimento do plano.

O fundo de hedge norte-americano Tiger Global Management, que detém 60 por cento da Decolar.com, está liderando o plano com base na avaliação de que a empresa de 17 anos de idade está suficientemente estabelecida e bem reconhecida para abrir seu capital, afirmaram as fontes.

A empresa é considera como um unicórnio, termo dado para empresas de capital fechado da área de tecnologia com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares.

Tais companhias são raras na América Latina. A Decolar está presente em cerca de uma dezena de países latino-americanos por meio do site em espanhol Despegar.com e da página em português Decolar.com.

Segundo as fontes, a Decolar.com ainda tem que contratar bancos de investimentos para assessorá-la no IPO. Conversas com alguns deles já ocorreram.

Uma das fontes afirmou que Citigroup, Morgan Stanley e JPMorgan Chase são candidatos potenciais para assumir o papel de assessores da empresa na operação. A fonte acrescentou que um banco brasileiro também é candidato.

Um representante da Decolar confirmou o plano do IPO para o próximo ano, que provavelmente deve ocorrer durante o segundo semestre, mas não comentou sobre a negociação com os bancos.

Representantes do Tiger Global Management não comentara o assunto, assim como os bancos.

Segundo a primeira fonte, a Decolar.com tinha 3,5 bilhões de dólares em reservas brutas no ano passado, das quais 40 por cento geradas no Brasil.

Esse volume é cerca de 10 vezes maior que a receita da operadora de turismo CVC, maior empresa do setor listada no país.

Os outros acionistas da Decolar são a agência de viagens norte-americana Expedia, que investiu 270 milhões de dólares no ano passado por uma participação de menos de 20 por cento, e as empresas de investimentos General Atlantic, Sequoia Capital, Insight Venture Partners e Accel Partners Management.

O investimento da Expedia avaliou a Decolar.com como valendo 1,4 bilhão de reais, afirmaram as fontes.

Apesar de ter sede em Buenos Aires, onde a empresa usa a marca Despegar.com, a Decolar tem forte presença no Brasil. A companhia foi criada em 1999 pelo empresário Roberto Souviron.

A Tiger uma das maiores investidoras em empresas de tecnologia no Brasil, com participações em empresas financeiras como Nubank e a empresa de comércio eletrônico N2com Internet, conhecida pela marca de varejo online Netshoes.

Acompanhe tudo sobre:DecolarIPOsNasdaq

Mais de Mercados

Prosus compra a Decolar por US$ 1,7 bilhão e empresa sairá da bolsa de Nova York

Ibovespa recua com piora das previsões para economia; dólar volta a acelerar

Airbnb lida com regulamentações de aluguel para expandir operação em diversos continentes

Shutdown evitado nos EUA, pronunciamento de Lula e Focus: o que move o mercado