Tênis da Nike fazem você correr mais rápido — e até a concorrência usa

Os calçados Nike Vaporflys podem melhorar a eficiência energética durante uma corrida em até 4,2%, diz estudo

Vaporfly. Esse é o nome da linha de tênis da Nike que corredores profissionais têm usado para aumentar a performance em maratonas. Eles têm sido adotados tanto por aqueles que são patrocinados pela Nike quanto por aqueles que têm patrocínio da concorrência. De acordo com o site americano Business Insider, atletas com contratos com outras marcas têm usado os tênis com adevisos para esconder a marca.

Os tênis Nike Vaporfly oferecem maior eficiência energética aos corredores. Os calçados têm a estrutura da sola feita de espuma e de carbono. Esses materiais garantem que o corredor precise gastar menos energia a cada passo durante uma corrida.

Corredores patrocinados por marcas como New Balance e Under Armor se viram em desvantagem em relação a corredores da Nike, e alguns deles começaram a usar os tênis Vaporflys para correr.

O corredor irlandês Stephen Scullion, patrocinado pela Under Armor, foi avistado usando tênis da Nike totalmente pretos, que escondem o logotipo e identidade visual dos tênis de corrida. Fotos da Maratona KBC de Dublin de 2019 mostram o atleta com os calçados. Ele terminou a corrida em segundo lugar.

O maratonista artgentino Joaquín Arbe também foi pego usando os Vaporflys disfarçados na meia-maratona de Buenos Aires, em agosto do ano passado. Ele é patrocinado pela New Balance.

A estimativa é de que os tênis Nike Vaporfly aumentem a performance de atletas em até 4,2%, mais do que o suficiente para passar primeiro pela linha de chegada. O número foi apontado por um estudo independente feito por dois pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, e da Universidade Estadual Grand Valley, nos Estados Unidos.

Algumas vitórias importantes, e recentes, já estão na conta dos tênis da Nike. Os corredores Eliud Kipchoge e Geoffrey Kamworor venceram maratonas usando os tênis de corrida da Nike e Brigid Kosgei quebrou o recorde na maratona de Chicado usando os calçados Vaporfly.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.