Marketing

SXSW: quais reflexões a edição de 2023 deixou para o marketing

Em encontro, líderes de marketing discutiram se tecnologias como a inteligência artificial causarão impacto imediato nas relações econômicas e sociais e outras tendências fomentadas pelo evento de Austin

Andre Sena, da Accor, e Tatiana Brito, do Todas Group, conversam com Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes (Clube CMO/Reprodução)

Andre Sena, da Accor, e Tatiana Brito, do Todas Group, conversam com Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes (Clube CMO/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de abril de 2023 às 11h00.

Última atualização em 6 de abril de 2023 às 16h41.

Ir ao South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas, é visto com uma jornada direta à transformação de ideias e ao aprendizado. Ainda que as atividades simultâneas e as filas quilométricas façam os visitantes passar pela tortuosa tarefa de escolher algumas das batalhas que irá ingressar, o deleite está na troca de experiências que cada um dos painéis da feira propõe.

Foi pensando nessa troca de ideias estimulada pelo ''South by'' que o Clube CMO convidou Andre Sena, da Accor, e Tatiana Brito, do Todas Group, para compartilhar suas percepções sobre a edição de 2023 do ano.

No radar, de atualizações sobre o metaverso as práticas de ESG, o destaque foi sem dúvida a inteligência artificial (IA) capitaneada pelo ChatGPT. ''A tecnologia em si não é uma novidade, mas suas aplicações no agora são os motivos que tornam o debate sobre os usos tão necessários', disse Sena.

Para Tatiana, a IA deve caminhar ainda como uma ferramenta tecnológica como tantas outras usadas atualmente, mas questões éticas e de regulação precisam ser estudas. ''Estamos diante de uma inovação que requer supervisão, mas não há como pará-la''.

Na conversa, participaram Renato Camargo, da Pague Menos; Bia Galoni, do Banco Safra; Bruno Leonardo, do Witseed; Frank Pflaumer, da Seara; Gabriela Onofre, da Unico; Giovanna Bressane, da Unilever; Gustavo Silva, Neooh; Leo Queiroz, da Cogna; Maria Trentini, Vissimo; Pablo Souza, da Hypr; Paulo Manzzano, da Jaguar Land Rover; e João Branco.

Também participaram do encontro Pedro Valente, co-CEO da EXAME; Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes e co-chairman do Clube CMO; além de André Lopes, e Rafael Davini da EXAME.

Sobre o Clube CMO

Quem pode participar do Clube CMO

Com apoio da Aba, o Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações. Podem participar CMOs, vice-presidentes e diretores que sejam insight-first, pessoas curiosas que buscam troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário. A iniciativa da EXAME e Zmes conta com patrocínio da HYPR, NEOOH e Salesforce. Clique aqui e saiba mais.

Quais os benefícios

Todos os associados participam de jantares de relacionamento, encontros de learning e também de viagens internacionais com foco em inovação, como o South by Southwest, em Austin, nos EUA, que será realizado em março de 2023. Os membros terão ainda participação ativa no conteúdo da EXAME, como newsletter de marketing, podcast do Clube, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO.

“A Exame quer se tornar a comunidade de marketing mais relevante da América Latina. Queremos contar os casos de sucesso e inspirar a próxima geração de CMOs. Vejo muito potencial de alavancar todo know-how dos maiores profissionais de marketing do Brasil e democratizar conhecimento para os mais de 15 milhões de brasileiros que acessam nosso conteúdo todo mês”, afirma Pedro Valente, Co-CEO da Exame e Co-Chairman do Clube CMO

“Com a profunda transformação que está acontecendo nas áreas de marketing e vendas em função da disrupção digital, os CMOs precisam de uma plataforma de troca com seus pares e de uma curadoria de conteúdo que separe o ruído do que é importante”, diz Marcelo Tripoli, fundador e CEO da Zmes e Co-Chairman do Clube CMO.

Quer fazer parte da maior comunidade de profissionais de marketing do país? Acesse nosso link de inscrição.

Acompanhe tudo sobre:Empresasestrategias-de-marketingExecutivos brasileiros

Mais de Marketing

Ex-BBB Bia do Brás estrela nova campanha do Ton, da Stone

Cauã Reymond ativa sua conta do TikTok em parceria com marca de moda

Alexandre Peralta deixa a Africa Creative e reabre a agência Peralta

Louis Vuitton reúne os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal nas montanhas da Itália

Mais na Exame