Marketing

Nike vs. Adidas: o duelo das marcas nas semifinais

Nos uniformes do Brasil e Holanda, é o símbolo da Nike que aparece. Já em Argentina e Alemanha, são as três listras da Adidas que estão presentes

Uniformes da Adidas e da Nike: final que ocorre no dia 13 de julho poderá ter duas equipes de uma só marca, ou uma disputa mista (Reprodução/YouTube)

Uniformes da Adidas e da Nike: final que ocorre no dia 13 de julho poderá ter duas equipes de uma só marca, ou uma disputa mista (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2014 às 12h30.

São Paulo - Os confrontos das semifinais da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/copa-do-mundo-2014">Copa no Brasil</a></strong> guardam uma peculiaridade: além dos jogos Brasil vs. Alemanha e Holanda vs. Argentina, há outra disputa. </p>

Essa, um pouco mais velada para o grande público, mas não para quem gosta de marcas e publicidade. Nos uniformes das equipes de David Luiz e Robben, é o símbolo da Nike que aparece. Já nos times de Messi e Klose, são as três listras da Adidas que estão presentes.

Mesmo com este "empate" técnico, as fornecedoras de material esportivo possuem diferenças claras no Mundial. A mais latente delas é que a Adidas é a patrocinadora e fornecedora oficial dos materiais esportivos do evento.

A Nike corre por fora, mas possui dois anúncios criados pela Wieden+Kennedy elogiados pelos amantes da publicidade (veja abaixo).

A Adidas tem aproveitado seu patrocínio oficial e lançado dezenas de webfilmes no Youtube que aproveitam o momento de seus patrocinados. Foi assim com os eliminados James Rodriguez, da Colômbia, e Karim Benzema, da França. O carro chefe da marca é o filme "O Sonho", da campanha "Ou Tudo ou nada", uma super produção criada pela TBWA\Chiat\Day e dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles.

Para as semifinais, a Adidas acaba de lançar o filme History calls, algo como "A História Chama", celebrando a tradição de Brasil e Alemanha. A Nike, até o momento, não preparou nenhum anúncio especial para as partidas e segue veiculando seu filme motivador que utiliza a voz de Ayrton Senna e foi criado pela Wieden+Kennedy SP.

A final que ocorre no dia 13 de julho poderá ter duas equipes de uma só marca, ou uma disputa mista. Esperemos que, pelo menos do lado brasileiro, a Nike leve a melhor.

Reveja o trabalho destas marcas para o Mundial:

Adidas - History calls

//www.youtube.com/embed/jR1XQsCiAKE

Nike - O Último Jogo

//www.youtube.com/embed/T-rd8LZm50w

Adidas - James Rodríguez

//www.youtube.com/embed/Dp7d_dWd4OI

Nike - Quem Ganha Fica

//www.youtube.com/embed/nO0MQzGIgtU

Adidas - O Sonho

//www.youtube.com/embed/jR1XQsCiAKE

Nike - Senna

//www.youtube.com/embed/T-rd8LZm50w

Acompanhe tudo sobre:AdidasCopa do MundoEmpresasEmpresas alemãsEmpresas americanasEsportesFutebolMarcasNikePublicidade

Mais de Marketing

Dia das Mães: Boticário, Burger King e outras marcas apostam em campanhas para a data

Latam e Movimento União BR transportam 10 toneladas de cobertores e cestas básicas para o RS

De Bombril a Morumbis, relembre 24 comerciais que marcaram época

O caminho dos CMOs rumo aos conselhos de administração

Mais na Exame