Londres - O Manchester United anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um contrato de patrocínio de 10 anos com a empresa alemã de material esportivo Adidas no valor de 1,28 bilhão de dólares.
Os "Red Devils" iniciarão a nova associação comercial com a Adidas a partir da temporada 2015-2016, depois de encerrar o atual contrato com a americana Nike , vigente desde 2002, informou o clube inglês em um comunicado.
A empresa americana esperava renovar o contrato com o clube inglês, um dos mais populares do mundo, mas anunciou na semana passada que desistia de cobrir a oferta da Adidas.
O contrato com a Nike tinha duração de 13 anos, por 303 milhões de libras.
"Qualquer parceria com um clube ou uma federação esportiva precisa ter vantagens para ambos os lados, mas os termos da proposta de renovação não eram vantajosos para os acionistas da Nike", lamentou a empresa na semana passada.
O United terá uma novidade para a próxima temporada. O clube terá um novo técnico, o holandês Louis Van Gaal, que levou a seleção do seu país ao terceiro lugar da Copa do Mundo.
O ex-treinador do Ajax, do Barcelona e do Bayern de Munique substitui o escocês David Moyes, demitido depois de uma temporada desastrosa. Moyes teve a difícil missão de suceder ao conterrâneo Sir Alex Ferguson, lenda viva dos 'Red Devils', que conquistou 38 títulos em 27 anos.
Sétimo colocado da última edição do Campeonato Inglês, o time não disputará nenhuma competição europeia na próxima temporada, o que não acontecia desde 1989.
- 1. Batalha na tela
1 /10(Divulgação/Nike)
São Paulo - Fora de campo, pode ser dito que a maior rivalidade da
Copa de 2014 é entre Adidas e Nike. As duas
marcas tentam a todo custo amplificar o investimento em
patrocínios , jogadores e campanhas e
garantir a liderança mundial no setor de artigos esportivos.Um dos efeitos da briga é a sequência de grandes
comerciais e filmes que tem marcado a competição. Ainda que as empresas não estejam dispostas a revelar os verdadeiros custos, não é difícil classificar os trabalhos comosuperproduções.Assista às campanhas lançadas pelas duas marcas, que estão recolhendo milhões de visualizações no
YouTube e fazendo barulho na TV.
- 2. Nike: Quem Ganha Fica
2 /10
Se um adolescente pudesse convocar o time dos seus sonhos na Copa, quem ele chamaria? A Nike concretizou isso e mais um pouco na campanha “Quem Ganha Fica”, mostrando a maior pelada de todos os tempos. Não só os jogadores patrocinados entraram em campo: o herói Hulk (da Marvel) e Anderson Silva fazem participações especiais. O vídeo tem 9 milhões de visualizações.
- 3. Nike: O Último Jogo
3 /10
Um curta animado cheio de piadinhas e com enredo aventureiro. A Nike mudou o tom na campanha "O Último Jogo", transformando os jogadores num time de heróis para combater o vilão Cientista, mente maligna que decide criar clones para substituir o brilhantismo do futebol por eficiência fria.
- 4. Nike: Chegue lá
4 /10
Criada para inspirar brasileiros e retratar conceitos como garra e determinação, a campanha "Chegue Lá", da Nike, resgatou um ícone do esporte nacional, Ayrton Senna. O vídeo de apenas 40 segundos é sustentado principalmente pelo áudio de um (forte) discurso do piloto. O filme foi criado pela Nike do Brasil e a Wieden + Kennedy São Paulo.
- 5. Nike: Arrisque Tudo
5 /10
Para abrir a campanha “Arrisque tudo”, a empresa divulgou um comercial de mesmo nome durante o qual Neymar, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney mostram um pouco da pressão vivida antes dos jogos. Imprensa, torcida e expectativas são adversários que os atletas conseguem sobrepujar, mostra o filme, assinado pela Wieden + Kennedy de Portland, Estados Unidos.
- 6. Adidas - Partida em casa
6 /10
O contra-ataque da Adidas em comerciais também é recheado de astros. Fora da Copa, o brasileiro Lucas e o galês Gareth Bale estrelaram o filme "House Match", que conta também com as participações dos aposentados David Beckham e Zinedine Zidane. Com quase 15 milhões de visualizações, o filme mostra os atletas numa partida de futebol que não demora a sair do videogame para a vida real.
- 7. Adidas - O Sonho
7 /10
Messi e Daniel Alves são os protagonistas da campanha O Sonho, da Adidas, que também tem participações do espanhol Xavi e dos alemães Schweinsteiger e Ozil. No vídeo, os jogadores são atormentados pelas pressões que uma competição do tamanho da Copa costuma evocar. Messi, por exemplo, quase perde o sono para a rivalidade entre Argentina e Brasil, e a hostilidade dos torcedores brasileiros. O vídeo tem quase 3 milhões de visualizações.
- 8. Adidas - O despertar
8 /10
A segunda parte da campanha "O Sonho" mostra o que acontece quando Messi desperta de seu sono e encontra os outros jogadores rumo à Copa do Mundo de 2014. É dentro de campo em que eles exorcizam seus medos. A direção dos dois vídeos é dos brasileiros Fernando Meirelles e Cassiano Prada, da O2 Films.
- 9. Adidas - Velocidade da luz
9 /10
Uma das campanhas de maior sucesso da Adidas revestiu o jogador do Barcelona com lâmpadas de LED e colocou o craque para jogar bola. O resultado é um espetáculo de luzes. O vídeo, criado para promover o lançamento da chuiteira Adizero F50 Messi, ultrapassou as 4,5 milhões de visualizações.
- 10. Aproveite e veja também: Os 30 times brasileiros com as marcas mais valiosas em 2014
10 /10(Alexandre Battibugli/EXAME)