São Paulo - Quando o assunto é cerveja , cada país tem o seu gosto específico e suas marcas prediletas.
Se aqui a mais vendida é a Skol , nos EUA é a Bud Light .
O jornalista americano Luke DeCock, que cobriu os Jogos no Rio , resolveu dar a sua humilde opinião sobre as melhores geladas por aqui.
Luke é do jornal The News & Observer, da Carolina do Norte.
Eis o ranking e a opinião da publicação:
5ª - Skol
DeCock lembra que a Skol era a cerveja oficial dos Jogos. Para ele, é a pior. Diz que o gosto é comparável a meias molhadas e carpetes de fraternidades (repúblicas estudantis).
4ª - Stella Artois
Para ele, é exatamente igual à Stella de qualquer lugar do mundo. O mesmo gosto. Mas lembra que, no Brasil, a marca tem um "status" e é vendida como uma cerveja superior. No resto do mundo, é uma marca comum.
3ª - Eisenbahn Pale Ale
O jornalista analisa que microcervejarias e cervejas artesanais são difíceis de achar no Brasil. Ele gostou da Eisenbahn e disse que a marca está à altura dos padrões americanos e mundiais. "Perfeitamente aceitável".
2ª - Brahma
Ele chama a marca de "clássica marca brasileira". Lembra que "90% das vezes que você pedir um chopp, é uma Brahma que virá". Para ele, é uma pilsner melhor que as marcas "de massa" nos EUA. Julgou ser suave.
1ª - Antarctica
Eis a campeã após a jornada do jornalista pelos bares. Diz que, no gosto, não tem nada de especial, mas é melhor que a Brahma e iria, provavelmente, muito bem no mercado americano.
O ranking do jornal americano pode ser conferido aqui.
- 1. As mais vendidas
1 /12(Divulgação)
São Paulo - Um ranking do Euromonitor mostra quais são as marcas de
cerveja mais vendidas do mundo. Os números mostram aquelas com o maior market share global. Como as vendas são em números absolutos, o ranking é dominado por
marcas chinesas (já que contam com um mercado na casa do bilhão) nada famosas por aqui. Mesmo assim, há marcas mais conhecidas dos brasileiros, como Skol, Brahma e Heineken. Segundo a Business Insider, até 2020 o mercado de cervejas vai crescer ainda mais e gerar 688,4 bilhões de dólares.
Confira, nas imagens, as dez marcas mais vendidas. - 2. 1. Snow
2 /12(Doug Kanter/Bloomberg)
País: China Market share: 5,4% É a cerveja mais popular do mundo (em vendas), mas vendida quase que apenas na China. É bem desconhecida fora do país. Desde 2005, cresceu 573% em vendas. Lager, com 4% de teor alcoólico, seus donos são um joint venture entre a SABMiller e a China Resources Enterprise.
- 3. 2. Tsingtao
3 /12(Rob Kim/Getty Images for NYCWFF)
País: China Market share: 2,8% Fundada por alemães em Hong Kong em 1916, a Tsingtao Brewery Co. produz a segunda maior cerveja do mundo. No país, é costume tomá-la em copos com gelo.
- 4. 3. Bud Light
4 /12(Reprodução)
País: EUA Market share: 2,5% A versão light da Budweiser é mais popular que a própria. Foi criada em 1982.
- 5. 4. Budweiser
5 /12(Getty Images)
País: EUA Market share: 2,3% A cerveja lager foi introduzida nos EUA nos anos 1800 pela Anheuser-Busch.
- 6. 5. Skol
6 /12(PEDRO RUBENS)
País: Reino Unido/Canadá/Suécia/Bélgica (originalmente) Market share: 2,1% Hoje fabricada pela AB InBev, a cerveja foi criada na Europa em 1959 e é do tipo pilsen.
- 7. 6. Yanjing
7 /12(Wikipedia)
País: China Market share: 1,9% Criada na China em 1980, é fabricada pela Beijing Yanjing Brewery Co.
- 8. 7. Heineken
8 /12(Divulgação)
País: Holanda Market share: 1,5% Fundada em 1864 por Gerard Heineken, na Holanda. É uma das lager premium do mercado, com 5% de teor alcoólico.
- 9. 8. Harbin
9 /12(Natalie Behring/Bloomberg News)
País: China Market share: 1,5% Segundo a marca, é a cervejaria mais antiga da China. Hoje é controlada pela Anheuser-Busch InBev. É uma lager de 4,8% de teor alcoólico.
- 10. 9. Brahma
10 /12(Reprodução)
País: Brasil Market share: 1,5% Criada em 1888 no Brasil, hoje é comandada pela Anheuser-Busch InBev. A lager tem 4,3% de teor alcoólico.
- 11. 10. Coors Light
11 /12(Chris Ratcliffe/Bloomberg)
País: Canadá Market share: 1,3% A versão light da marca é uma lager de 4% de teor alcoólico e foi criada em 1978. Além do Canadá, é bem popular nos EUA e no Reino Unido.
- 12. Agora confira as marcas mais autênticas
12 /12(Noel Hendrickson/Thinkstock)