Marketing

De volta ao passado: como a Turma da Mônica usou a nostalgia dos anos 90 para inovar?

Após anos fora das prateleiras, o chocolate da Turma da Mônica retorna em campanha para o Dia das Crianças; veja o que essa estratégia pode ensinar sobre a gestão de negócios inovadores

Chocolate da Turma da Mônica: relançamento para celebrar os 15 anos da Brasil Cacau (Divulgação)

Chocolate da Turma da Mônica: relançamento para celebrar os 15 anos da Brasil Cacau (Divulgação)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 11h20.

Última atualização em 4 de outubro de 2024 às 16h25.

Ao completar 15 anos de atuação, a Brasil Cacau, marca do Grupo CRM, surpreendeu o mercado ao anunciar o relançamento de um produto que marcou a infância de muitos brasileiros: o chocolate da Turma da Mônica.

Originalmente um sucesso nas prateleiras entre as décadas de 1990 e 2000, o doce foi retirado do mercado no início dos anos 2000, mas nunca deixou de ocupar um lugar especial na memória afetiva dos consumidores.

Agora, a volta desse clássico é uma das principais apostas da empresa para o Dia das Crianças, que será celebrado em 12 de outubro.

Estratégia de inovação?

Essa decisão de trazer de volta um produto com apelo nostálgico pode ser, além de uma homenagem aos fãs, uma estratégia inovadora que combina o valor emocional do passado com as demandas e expectativas do mercado atual.

Quer inovar como a Brasil Cacau? Descubra as estratégias que reativam ícones do passado e impactam novos públicos. Saiba mais aqui

Renata Vichi, CEO do Grupo CRM, explica que o movimento foi impulsionado pelo forte desejo dos consumidores de reviver essa experiência. “Há registros de pessoas que fizeram tatuagens em homenagem ao chocolate, e nos fóruns que discutem produtos da década de 90, o chocolate da Turma da Mônica é um dos que são relembrados com mais saudade”, diz ela em entrevista à EXAME.

O que destaca esse relançamento como um caso interessante é o modo como a marca soube transformar nostalgia em uma estratégia inovadora de sucesso.

Em muitos casos, a inovação não se trata de criar algo inédito, mas sim de ressignificar produtos para atender novos contextos e necessidades.

A volta de um produto popular entre adultos que viveram sua infância nos anos 90, por exemplo, pode ser vista como uma forma de reativar lembranças, mas também de conectar diferentes gerações e apresentar o chocolate a novos consumidores, como as crianças, adolescentes e adultos de hoje.

Usar o passado para projetar o futuro

Esse tipo de estratégia pode ser interpretado, na visão de alguns especialistas, como um exemplo de como a gestão de negócios pode usar o passado para projetar o futuro. O valor não está apenas no produto, mas na experiência.

O chocolate da Turma da Mônica, assim, se torna quase como uma memória que ganha vida nas gôndolas dos supermercados. Essa mistura de tradição e inovação é a fórmula que diferencia marcas que sabem usar a nostalgia de forma eficiente e, ao mesmo tempo, alcançar resultados expressivos.

Ao resgatar um ícone dos anos 90, a Brasil Cacau não está apenas oferecendo um produto nostálgico, mas criando uma experiência que conecta gerações, fortalece seu relacionamento com os consumidores e projeta a marca para um futuro promissor no competitivo mercado de chocolates.

Hackeie as estratégias das maiores empresas: veja como transformar memórias em inovação e impulsionar negócios com estas aulas

EXAME promove treinamento sobre gestão de negócios

De olho em que deseja liderar a inovação nas grandes empresas, a EXAME, lançou o Pré-MBA em Gestão de Negócios Inovadores, um treinamento virtual voltado para profissionais que desejam se tornar líderes inovadores.

O que o treinamento ensina?

  • Liderança em gestão de negócios inovadores;
  • Transformação de desafios complexos em oportunidades;
  • Estudo de cases de empresas como Netflix, Airbnb e Smart Fit;
  • Criação de uma cultura de inovação imbatível;
  • Ferramentas e estratégias para acelerar a inovação.

O acesso ao pré-mba é realizado pela página oficial do treinamento, mas é preciso correr. Não apenas porque as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas, mas também porque o programa está com condições especiais. Por tempo limitado, é possível garantir o acesso às aulas por apenas R$ 37.

EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO SOBRE GESTÃO DE NEGÓCIOS

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAME

Mais de Marketing

Entenda os hábitos dos brasileiros ao assistir TV

Como a IA pode aproximar marcas de clientes

Na mira dos anunciantes, Neooh prevê alta de 50%, alcançando R$ 320 milhões em 2024

Agência Bistrô lança guia para campanhas inclusivas e propõe mudanças no mercado