De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo

Ovos de Páscoa com brindes e temas divididos por gênero dividiu opiniões entre consumidores

São Paulo – Na Páscoa 2013, a marca Kinder Ovo apostou em chocolates nas cores rosa, para meninas, e azul, para meninos. As embalagens azuis trazem brinquedos como carros ou aviões e as rosas trazem brindes como bonecas e pulseiras.

A ideia de diferenciar os produtos por gênero dividiu opiniões: parte dos consumidores achou a decisão sexista e usou as redes sociais para reclamar. O tópico Kinder Ovo ficou entre os mais citados no Twitter no fim da segunda e começo desta terça, e o assunto rendeu discussões em comunidades especializadas no Facebook.

Na página Moça, você é machista, um post acusava: “Kinder Ovo, além de caro, é sexista”. Um abaixo-assinado contra o chocolate chegou a ser iniciado no site Avaaz.org.

Procurada por EXAME.com, a marca afirmou que o modelo do chocolate é o mesmo usado em outros países, e que pela primeira vez foi trazido para o mercado brasileiro.

“Em relação aos diferentes pontos de vista sobre o lançamento de Kinder Ovo – Meninos e Meninas, a Ferrero reconhece e respeita a diversidade de opiniões”, afirmou a marca em comunicado. A empresa destacou ainda que as surpresas do Kinder Ovo são baseadas em pesquisas feitas com mães e crianças.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.