Exame Logo

10 gafes de marketing nas redes sociais em 2013 - até agora

Ações duvidosas e saias-justas na rede colocaram marcas e seus garotos-propaganda na mira dos internautas ao longo deste ano

Gafes na web (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 13h02.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.

São Paulo - Um pedido nada corriqueiro colocou a Cacau Show em apuros nas redes sociais na semana passada. Um post na fanpage da marca pediu que os seus 4 milhões de seguidores "lambessem" a tela do computador, para sentir o gosto da fotografia de um chocolate. A brincadeira não pegou bem e gerou barulho - negativo - nas redes sociais , no mais recente episódio do rol das gafes de marketing na web do ano. Grandes nomes como C&A, Domino's, Taco Bells, AT&T e Danette também assistiram a ações de marketing na internet tornarem-se desasastres ao longo do ano. Em outros casos, as redes sociais serviram de palco para revelar "infidelidades" de garotos-propaganda. Relembre dez desses casos que marcaram 2013 - até agora.
  • 2. C&A

    2 /7(Reprodução)

  • Veja também

    Em agosto, a varejista de moda C&A assistiu a um simples post no Facebook gerar uma enxurrada de críticas. O conteúdo, um ensaio fotográfico com a cantora Preta Gil para promover uma nova coleção (assinada pela celebridade) recebeu acusações de ter pesado a mão no Photoshop. A fotografia mais criticada ultrapassou os 5 mil compartilhamentos e teve recepção negativa pela aparente distorção dos ombros e pescoço da artista, de acordo com os usuários da fanpage.
  • 3. Danette

    3 /7(Reprodução)

  • Em maio, após a eliminação do São Paulo da Libertadores, a fanpage do Danette resolveu alfinetar o time. A marca postou uma imagem com a seguinte frase: "Poderia ser Danette, mas foi um chocolate no seu time do coração". Chocolate, na gíria futebolística, se refere a uma derrota com placar elástico, como a sofrida pela equipe. A recepção azedou e o post foi retirado do ar. A Danone tentou se redimir na própria fanpage: “Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com um post equivocado publicado hoje aqui na página da marca”.
  • 4. Dominos

    4 /7(Reprodução)

    De tão acostumada a receber críticas, a rede de pizzarias Domino’s respondeu com um pedido de desculpas um elogio feito por uma cliente no Facebook. “A melhor pizza de todos os tempos! Continuem o bom trabalho, pessoal!”, dizia o post da consumidora. Ao que a Domino’s prontamente respondeu – “Sentimos muito por isso! Por favor compartilhe mais informaçoes conosco e mencione a referência #1409193 para que possamos resolver essa situaçao”. O engano foi desfeito nos comentários do mesmo post.
  • 5. TIM x Vivo

    5 /7(Divulgação)

    Garoto-propaganda da TIM há quase dois anos, Luciano Huck deixou escapar que usa Vivo em seu smartphone pessoal. O apresentador usou um celular com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua conta na rede de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram. "Acordar com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal... não é todo dia”, escreveu Huck, ao lado de uma imagem de captura de tela em que é possível perceber que a rede do seu aparelho é da concorrência.
  • 6. Samsung x iPhone

    6 /7(Reprodução)

    Mais uma vez, as redes sociais serviram de palco para revelar uma "infidelidade" de um garoto-propaganda. Maria Sharapova, contratada da Samsung, foi dedurada pelo Twitter como usuária do arquirrival iPhone. A tenista postou uma mensagem para comemorar um título recém-conquistado em março. Não adiantou Sharapova esconder o aparelho. Ficou registrada a mensagem via “Twitter for iPhone”.
  • 7. Aproveite e veja também: faxina na imagem de marcas dispara em 2013

    7 /7(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Gafes de marketingInternetMarcasmarketing-digitalRedes sociais

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame