10 campanhas sobre racismo para o Dia da Consciência Negra
Data celebrada no dia 20 de novembro reacende discussão sobre o preconceito racial
Da Redação
Publicado em 20 de novembro de 2014 às 15h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h58.
São Paulo - O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira (20). A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Apesar do eventual descanso da população, é um dia para lembrar e discutir os efeitos do racismo em nossa sociedade. Pensando nisso, o Adnews separa acima 10 campanhas especiais para serem compartilhadas no Dia da Consciência Negra.
Agência: DM9Rio Anunciante: Anistia Internacional Campanha: Ao som de Criolo, o filme relata o dia de um jovem que percorre vários locais e estranha o fato de ver "pessoas invisíveis" realizando atividades de rotina. Estes personagens representam as pessoas que foram vítimas da violência. Por fim, o protagonista acaba se tornando uma delas. A locução explica: "30 mil jovens são vítimas de homicídios no Brasil. 77% são negros. Queremos ver os jovens vivos."
Agência: Fox Sports Anunciante: Fox Sports Campanha: Jogadores ganham cores em ação da Fox Sports contra o racismo. Campanha aconteceu durante segundo jogo entre Cruzeiro e Real Garcilaso. No primeiro confronto, Tinga sofreu ofensas racistas.
Agência: TBWA Anunciante: Cruz Vermelha Campanha: O que você vê primeiro: um médico ou o fato dele ser negro? Peça desenvolvida para o Dia Antirracismo na Finlândia.
Agência: Marmalade Melbourne Anunciante: ONG Beyondblue Campanha: O objetivo é mostrar como o "racismo casual" pode afetar as pessoas e deixá-las tristes. Apesar de não relatar o preconceito contra negros, o filme retrata bem os males causados pela intolerância.
Agência: Master Roma Waiteman Anunciante: Positivo Books Campanha: Peça que promove o dicionário Aurélio, um livro que "explica o inexplicável".
Agência: Fuel Lisboa Anunciante: Anistia Internacional Campanha: Uma representação em vídeo de uma parábola que circula na internet há alguns anos. A mulher reclama do passageiro negro que está ao seu lado. O final é surpreendente.
Agência: Ogilvy Brasil Anunciante: Unicef Campanha: Peça que relata os impactos do racismo na infância e foi premiada em Cannes com o Leão de Bronze. "O risco de Thiago ser assassinado é quase 3 vezes maior que o de outras crianças.
Só que Thiago não sabe disso.
Nem desconfia que não vai chegar aos 18 anos.
Só sabe que as pessoas olham para ele de um jeito diferente.
Ou desviam o olhar quando ele passa.
Mas por que justo o Thiago?
Por que ele não tem os mesmos direitos que as outras crianças?
A resposta é simples.
Porque ele não tem a mesma cor de pele do menino desta foto"
Só que Thiago não sabe disso.
Nem desconfia que não vai chegar aos 18 anos.
Só sabe que as pessoas olham para ele de um jeito diferente.
Ou desviam o olhar quando ele passa.
Mas por que justo o Thiago?
Por que ele não tem os mesmos direitos que as outras crianças?
A resposta é simples.
Porque ele não tem a mesma cor de pele do menino desta foto"
Agência: Fabrica Anunciante: Benetton Campanha: O fotógrafo Oliviero Toscani, responsável pela peça abaixo, desenvolveu o anúncio para a polêmica campanha United Colors da Benetton. A imagem criou controvérsia quando foi lançada e classificada como racista por alguns grupos. A questão é: a peça é racista ou promove uma reflexão sobre nossa visão distorcida de mundo?
Agência: FCB Lisboa Anunciante: ONG SOS Racismo Campanha: A discriminação racial começa na infância. É o que defende este anúncio da ONG.
Agência: Publicis Conseil Anunciante: Liga Internacional contra o Racismo e o Antissemitismo Campanha: A cor da pele não deve ditar o futuro da pessoa. É o que defende esta peça.
Mais lidas
Mais de Marketing
Creamy, marca de skincare, expande portfólio e entra no mercado de perfumesO que é preciso para ser um CMO nos dias de hoje? Philip Kotler responde à EXAMEApós vitória de Trump, empresas planejam retomar publicidade no XO que está por trás da escolha de Bia Souza, medalhista de ouro, como embaixadora da Neoenergia?