8 anúncios que não te deixam clicar no Skip Ad
Um dos maiores desafios da propaganda na web é vencer o famoso "Skip Ad", o botãozinho do Youtube para pular anúncios
Da Redação
Publicado em 26 de novembro de 2015 às 13h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h25.
Um dos maiores desafios da propaganda na web é vencer o famoso "Skip Ad", o botãozinho do Youtube para pular anúncios. Se por um lado, o grande trunfo da internet é justamente dar ao público a liberdade de poder escolher o conteúdo a ser consumido, quando e como quiser, por outro, essa característica gera um desafio enorme para marcas e agências, que precisam quebrar a cabeça e utilizar muito bem os primeiro cinco segundos do vídeo (quando o botão para pular o anúncio não está disponível) para conseguir a atenção do público até o fim da mensagem. Ao olhar a incrível taxa de pessoas que pulam as propagandas assim que o ‘indesejado’ botão aparece, mais de 94% de acordo com algumas pesquisas americanas, a tarefa parece absurdamente complexa. A receita para driblar o temido Skip Ad? Criatividade. Confira alguns na galeria de vídeos
Ao final dos 5 segundos de espera obrigatória, o próprio vídeo clica no botão de "Pular Anúncio". O letreiro explica: "Novo Fusca com câmbio DSG Tiptronic. Você não passa a marcha. Nem o comercial". O objetivo foi explicar os benefícios do câmbio do automóvel.
O grande diferencial da premiada campanha criada pela The Martin Agency para a Geico é que há certas surpresas depois dos cinco segundos. Se o usuário não clicar no Skip Ad, ele ainda vê algumas bizarras.
A campanha foi criada para a Ban the Box, iniciativa da Business in the Community para banir a caixinha "Você já esteve preso?" das fichas de aplicação para novos empregos e promover uma segunda chance aos ex-detentos. O personagem do filme, um ex-presidiário, tenta falar com o internauta, que tem a opção de clicar no "Skip Ad". A cada clique, o ator vai ficando mais cabisbaixo, como se isso representasse uma nova entrevista de emprego frustrada.
Em geral, a tendência é que os usuários do Youtube sintam-se irritados ao se deparar com as propagandas "pre-roll. A equipe de marketing do Burger King sabe disso e resolveu ironizar a situação ao criar 64 vídeos "pre-roll" discutindo o assunto.
No comentado e inusitado comercial que trouxe Jonh Travolta ao Brasil para promover a Ypióca, o ator americano praticamente implora para o público não clicar no Skip Ad: "Não toque neste vídeo, não pule este vídeo, eu vou brasilizar", argumenta.
A ideia da Nail Comunications era justamente provar que é possível combater o Skip Ad. Para exemplificar, a agência criou o anúncio "impulável", em que o sujeito aparece ao lado de um cachorro, controlando os cabos de uma bateria presos ao animal. Evidentemente todos querem ver o desfecho do filme e saber se o cãozinho vai se safar da suposta experiência. A ação aproveita para fazer doações para a instituição ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais).
A proposta é inusitada, já que o comercial incentiva o público a parar de ver a publicidade para curtir algum tipo de aventura, gerando exatamente a atitude contrária. Este é mote da Citroën para promover o AIRCROSS, o SUV compacto da marca.
O "Skip Ad Festival" reproduz a dinâmica do The Voice no pre roll do Youtube: o espectador vira jurado por cinco segundos, diante de um vídeo em que os candidatos se apresentam. Se o internauta não pular o vídeo até o tempo acabar, ele vê o cantor agradecendo o seu voto. Em seguida, vem o logo do The Voice e a mensagem: "Gostou de julgar? Então vai amar assistir".
Mais lidas
Mais de Marketing
Virginia, Carlinhos Maia e Gkay: qual a estratégia de ‘creators’ para transformar likes em dinheiro?Hering, com 144 anos, atrai jovens com roupas esportivas e cresce nas vendas onlineBurger King vai oferecer hambúrguer de graça para advogados em nova campanhaModeração de conteúdo e aceno político: o que esperar da Meta após fim da checagem independente