Invest

Por que as ações do Banco do Brasil (BBAS3) preocupam essa analista?

Aumento do spread e da inadimplência pode reduzir rentabilidade do Banco do Brasil, afirma analista; veja em qual ação do setor investir

Empíricus
Empíricus

Conteúdo Promocional

Publicado em 5 de junho de 2024 às 16h49.

Última atualização em 5 de junho de 2024 às 17h23.

À primeira vista, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) parecem baratas e em bom ponto de entrada na bolsa de valores, afirma a analista Larissa Quaresma, da Empiricus.

No entanto, segundo ela, o BB é o “barato que pode sair caro”. E os principais fatores que explicam isso são: 

  1. A possível queda de rentabilidade;
  2. O aumento na inadimplência;
  3. Os riscos políticos.

Por isso, a analista aposta na ação de um outro banco da B3 que está em bom ponto de entrada e deve surpreender ao longo do ano.

Quais são os riscos de investir no Banco do Brasil?

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) é um dos principais indicadores do setor financeiro e mede a rentabilidade do negócio.

No primeiro trimestre de 2024, o ROE do Banco do Brasil foi de 21,7%. O número é considerado alto – o segundo maior dentre os “bancões”.

Mas a analista vê possibilidade não desprezível desse indicador de rentabilidade cair ao longo do tempo. Isso porque, ao contrário de outros bancos, há um movimento na inadimplência desfavorável para o BB, avalia Larissa.

“Enquanto todos os bancos estão reduzindo a inadimplência, o BB está vendo as provisões embicarem para cima. Olhar o resultado do primeiro trimestre pode ser enganador porque você compara com o primeiro trimestre de 2023, quando teve provisão extraordinária por conta do caso Americanas. Ao tirar isso da conta, ainda vemos essa linha crescendo”, avalia.

Adicionalmente, o spread – diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro – começa a cair por causa do novo direcionamento do banco, afirma Larissa.

Por isso, ela acredita que o BB tem “grande risco” de não cumprir o guidance (expectativa) de lucro para o ano. “Não durmo tranquila com essa ação, apesar do valuation aparentemente barato”.

Também pouco otimista com o banco, o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, acredita que deve haver uma deterioração nos resultados do Banco do Brasil por causa de uma possível pressão do governo federal em relação a políticas de expansão de crédito.

“Acho que isso vai acabar acontecendo quando a economia patinar e os problemas ficarem mais evidentes. Acredito que o governo vai querer usar o BB como instrumento”, afirmou.

RELATÓRIO GRATUITO: ESTE É O MELHOR BANCO PARA INVESTIR AGORA

Saiba em qual ação de banco investir 

Os analistas enxergam outra opção melhor para investir no setor. Trata-se de um bancão que tem surpreendido o mercado sistematicamente, trimestre após trimestre, com resultados acima das expectativas. 

“No 1T24, foi possível observar redução da inadimplência e a melhor eficiência operacional da história do banco, o que nos deixa confiantes de que o guidance de 2024 será atingido”, avaliou.

O crescimento dos spreads acima das estimativas do mercado também chamou a atenção. 

Além disso, a ação deste banco também é uma boa opção para os entusiastas de dividendos: ele paga proventos aos acionistas todos os meses e tem um dividend yield esperado para os próximos 24 meses de 8,3%.

Apesar do histórico positivo, a analista ainda vê a ação em bom ponto de entrada em relação a sua média histórica.

Esta ação, inclusive, está na carteira das 10 melhores ações para investir agora, elaborada pela Empiricus Research.

Mas antes de investir no banco, recomendo que você leia o relatório gratuito com a tese, as métricas e indicadores desta companhia. 

Para acessar as informações e ver se o investimento faz sentido para seu portfólio, clique aqui – o relatório é uma cortesia.

VEJA AQUI: ESTE É O MELHOR BANCO PARA INVESTIR AGORA

Lista liberada: além deste ‘bancão’, veja as outras 9 melhores ações para investir agora 

Periodicamente, os analistas da Empiricus Research reúnem as 10 melhores ações para investir agora e colocam em um relatório completo, com teses e indicadores.

Este bancão citado ao longo da matéria está entre eles. E você pode conferir a tese não só nele, mas também nas outras 9 ações da carteira neste relatório que foi liberado como uma cortesia.

Desta maneira, os investidores mais experientes podem conhecer dez ações em ótimo ponto de entrada, com as teses e indicadores, e assim decidir aquelas que mais fazem sentido para o seu portfólio atual.

Já os investidores iniciantes podem replicar a carteira recomendada para montar seu portfólio de ações com base nas recomendações dos analistas da maior casa de análise financeira independente do Brasil. 

Este é um daqueles casos que os investidores têm muito a ganhar e nada a perder. 

Para receber o relatório gratuito, é simples: basta deixar seu e-mail neste link ou no botão abaixo e aguardar – em instantes as informações serão enviadas. Aproveite!

RELATÓRIO GRATUITO: AS 10 MELHORES AÇÕES PARA COMPRAR AGORA

* Este conteúdo é apresentado por Empiricus

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Invest

“Não tente acertar o futuro”: a lição de Howard Marks a investidores brasileiros

Renda variável x renda fixa: como escolher o que é melhor para mim?

“Continuamos acreditando que o governo vai fazer o certo”, diz CEO do Santander

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 65 milhões na poupança

Mais na Exame