Invest

Eletrobras (ELET6): como investir o FGTS nas ações da privatização via fundos

Já existem 24 fundos que permitem aplicar o FGTS na oferta de ações da companhia, que acontece a partir de sexta

Eletrobras: pedidos de reserva do valor do FGTS para aplicação em ações da privatização começa na sexta-feira, 3 (Nadia Sussman/Bloomberg)

Eletrobras: pedidos de reserva do valor do FGTS para aplicação em ações da privatização começa na sexta-feira, 3 (Nadia Sussman/Bloomberg)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 1 de junho de 2022 às 14h12.

Última atualização em 1 de junho de 2022 às 14h21.

Tem dinheiro parado no FGTS rendendo menos do que a inflação? A partir de sexta-feira, 3, você poderá aplicar parte desse valor em ações de privatização da Eletrobras via fundos.

Os investidores poderão aplicar até 50% do saldo disponível na conta do FGTS nos fundos de ações da privatização da Eletrobras. A aplicação mínima é R$ 200.

Chamado de Fundo Mútuo de Privatização (FMP), o produto foi criado nos anos 2000 para o governo vender papéis da privatização das estatais Petrobras e, posteriormente, a Vale. Naquela época, os trabalhadores também podiam usar recursos do FGTS para participar das ofertas de ações.

Oferta ampla

Segundo levantamento feito pela consultoria Quantum, já existem 24 FMP, pertencentes a diversas corretoras, que estão habilitados a investir na oferta de ações da privatização da Eletrobras.

O BTG Pactual Reference FMP FGTS Eletrobras é um desses fundos e cobra taxa de administração de 0,20% ao ano, uma das mais acessíveis do mercado. A corretora Genial também lançou seu próprio fundo.

Potencial de retorno

É a terceira vez na história do país em que é possível investir na privatização de uma estatal. Ou seja, as janelas de oportunidades são escassas.

Além disso, se olharmos o histórico das duas primeiras privatizações, da Petrobras e Vale, o futuro pode ser promissor. Ao longo de 20 anos desde a privatização, as ações da Petrobras renderam 1.100%, enquanto os papéis da Vale valorizaram 3.900%.

A oportunidade é reforçada quando se olha para o baixo rendimento dos recursos do FGTS. No mesmo período, o dinheiro parado no FGTS não rendeu 190%, aponta Bruno Stuani, diretor de relações com investidores da Genial. Em 2020, o ganho real dos trabalhadores que deixaram recursos no FGTS foi de 0,4%, menor do que o da poupança.

Onde Investir em 2022? Faça o teste e descubra se você está preparado para encontrar as melhores oportunidades de investimento do ano!

Existem outros meios de retirar os recursos do FGTS além de ser demitido sem justa causa ou comprar um imóvel, o mais recente deles a opção pelo saque-aniversário. Mas a principal desvantagem dessa modalidade é que quem opta por ela e perde o emprego sem justa causa não pode sacar todo o saldo da conta do FGTS: recebe apenas a multa de 40%.

Nos FMP da Eletrobras, o investidor precisa ficar, no mínimo, um ano no fundo, sem a possibilidade de resgatar as cotas. Contudo, caso seja demitido, compre um imóvel ou se enquadre em qualquer das exigências de saque do FGTS, poderá sacar a aplicação antes desse prazo.

Qual é o risco do FMP Eletrobras?

O fundo investirá no mínimo 90% de seu patrimônio em ações ordinárias da Eletrobras e no máximo 10% de sua carteira em títulos públicos federais de renda fixa. Ou seja, investir em um fundo mono ativo de renda variável representa concentração de risco.

Por outro lado, o setor de atuação da companhia, o de energia elétrica, é regulado e as empresas costumam ter fluxo de caixa mais previsíveis do que em outros setores. Além disso, tradicionalmente o processo de privatização costuma trazer maior eficiência para a gestão do negócio.

Contudo, Stuani, da Genial, afirma que não é possível garantir retorno aos investidores. "A ação é suscetível ao cenário macroeconômico e também a questões microeconômicas que afetam a companhia".

Portanto, o investidor deve conhecer seu próprio perfil e saber o risco que deseja correr. É recomendável que o investimento seja de longo prazo e complemente uma carteira diversificada de ativos.

Como o FMP Eletrobras é tributado?

A tributação do fundo é a mesma dos fundos de ações.

O tributo é calculado no momento do resgate da cota. Os ganhos até o limite do rendimento da conta do FGTS são isentos de Imposto de Renda. A alíquota de 15% recai apenas sobre os ganhos que excederem este limite.

Como investir no FMP Eletrobras?

Os pedidos de reserva dos valores do FGTS poderão ser feitos a partir de sexta-feira. Contudo, já é possível autorizar a escolha do banco no app do FGTS.

Na tela principal, basta clicar em "Autorizar bancos a consultarem seu FGTS". Na mesma tela é possível consultar os valores que poderão ser aplicados no fundo.

Depois de clicar em “Autorização de consulta às informações do FGTS”, vá até a opção “Aplicação nos fundos mútuos de privatização FGTS”, selecione o fundo “FMP ELETROBRAS” e clique em “Continuar”.

Para seguir, você deve ler e aceitar o Termo de Autorização para Habilitação FMP. Para finalizar, escolha o banco na lista de Administradoras FMP.

Depois de informar à Caixa a escolha pelo fundo, basta entrar na conta do banco, solicitar a reserva para o assessor e informar o valor do FGTS que deseja aplicar no fundo. 

Os clientes receberão do assessor de investimentos uma notificação no celular contendo o Termo de Adesão do Fundo e o valor solicitado para confirmar o pedido.

As reservas do saldo do FGTS poderão ser feitas de 3 e 8 de junho, até às 12h.

 

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasEletrobrasFundos de investimentoInvestimentos-pessoais

Mais de Invest

Funcionários do Starbucks entram em greve nos Estados Unidos

13º salário: segunda parcela deve ser paga nesta sexta; veja como calcular o valor

Banco Central anuncia novos leilões de câmbio com oferta de até US$ 7 bilhões nesta sexta

Nike supera expectativas de Wall Street no 2º trimestre com novo CEO no comando