Minhas Finanças

Veja se o seu dinheiro foi realmente investido pelo banco

Ferramentas da Cetip, ampliadas com o novo site Cetip Meus Investimentos, mostram se seu investimento foi devidamente registrado pela corretora ou pelo banco


	Segurança: Ferramentas da Cetip mostram ao investidor se suas aplicações foram registradas pela corretora ou pelo banco
 (Thinkstock/Ossi Lehtonen)

Segurança: Ferramentas da Cetip mostram ao investidor se suas aplicações foram registradas pela corretora ou pelo banco (Thinkstock/Ossi Lehtonen)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2015 às 11h58.

São Paulo - A Cetip, empresa que realiza o registro, a negociação e a liquidação de títulos de renda fixa, acaba de lançar um portal que permite ao usuário consultar o registro de seus investimentos e simular a rentabilidade de diferentes aplicações financeiras.

O site Cetip Meus Investimentos abre ao investidor a possibilidade de verificar extratos online que mostram se os bancos e corretoras realizaram devidamente os registros e movimentações de debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio e derivativos.

As debêntures são títulos de dívidas de empresas. Os CRIs e CRAs são certificados que garantem ao investidor o direito de receber pagamentos em dinheiro com base em recebíveis (títulos que representam o dinheiro devido) originados por negócios relacionados aos setores agrícola e imobiliário.

Já os derivativos são investimentos que, como o nome sugere, derivam de um determinado ativo. Por exemplo, o contrato a termo de dólar, que é um tipo de derivativo registrado pela Cetip, garante ao investidor o direito de vender ou comprar dólares em uma data futura por um valor fixado no presente.

Investidores de Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e outros títulos bancários já podiam consultar o registro de seus investimentos desde 2013 por meio do Cetip | Certifica, um extrato mensal fornecido pela Cetip às instituições que comprova que cada investimento está registrado na Cetip em nome do investidor.

Carlos Ratto, diretor-executivo comercial e de produtos da unidade de títulos e valores mobiliários da Cetip, afirma que com o novo portal os investidores poderão confirmar que seus investimentos em CRIs, CRAs, debêntures e derivativos estão devidamente depositados na Cetip e poderão fazer o acompanhamento das posições e movimentações de ativos.

Ela acrescenta também que a verificação no portal Meus Investimentos não elimina a importância do extrato enviado pelas corretoras e pelos bancos.

Rendimentos

Outra funcionalidade do novo portal é o acesso à calculadora Cetip, que permite ao usuário simular a rentabilidade de investimentos atrelados à taxa DI. 

A taxa DI é definida a partir das taxas praticadas entre bancos na negociação de Certificados de Depósito Interfinanceiro (CDI) e tem comportamento semelhante à taxa Selic.

A maior parte dos CDBs, LCIs e LCAs, têm sua remuneração atrelada à taxa, ou mais especificamente a um percentual dela. Assim, ao comprar esse tipo de título no banco, normalmente a remuneração definida é um percentual da taxa DI, como 80%, 90% ou 100% da Taxa DI. 

A calculadora permite, portanto, que o investidor verifique o rendimento de um investimento para diferentes percentuais da taxa DI. Como não é possível mensurar qual será a taxa DI no futuro, a calculadora só permite simular a rentablidade de investimentos atrelados à taxa DI no passado. 

Portal também ajuda quem ainda não investe

O novo portal também traz diversas informações sobre as características dos investimentos que são registrados e negociados na Cetip. 

O site apresenta, por exemplo, um quadro comparativo que mostra a forma de remuneração, a tributação, o risco e os prazos de diferentes tipos de investimento.

Veja, no vídeo a seguir, como escolher um banco para investir em CDB, LCI e LCA:

[videos-abril id="178f1a9601aacb4e31b4cef7497d2488?autoplay=false&startoutput=720p" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasCDBCetipDebênturesEmpresasEmpresas americanasImigraçãoLCALCIMercado financeirorenda-fixaservicos-financeiros

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep 2025: pagamento do abono salarial começará em 17 de fevereiro

Como fazer um inventário? Veja o passo a passo

INSS divulga calendário 2025 para pagamentos de aposentados e pensionistas

B3 e Receita lançam calculadora que facilita declaração do IR para investidores