Mercado Imobiliário

Valor máximo para financiar imóvel com FGTS pode aumentar?

Internauta quer saber se teto de 500 mil reais do FGTS pode aumentar e onde é possível pesquisar valores do metro quadrado de imóveis


	Pergunta: Teto do FGTS vai acompanhar o aumento dos preços de imóveis?
 (Dreamstime)

Pergunta: Teto do FGTS vai acompanhar o aumento dos preços de imóveis? (Dreamstime)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 16h41.

 

Dúvida do internauta: O valor máximo do imóvel para utilização do FGTS ainda é 500.000 reais? Existe alguma intenção de aumentar esse valor, uma vez que o valor dos imóveis aumentou bastante de uns tempos para cá? Onde eu posso consiguir uma tabela atualizada de valor do metro quadrado nos diversos bairros da cidade de São Paulo? Moro no Paraíso e estou quero vender meu apartamento por um preço justo. 

Resposta de Marcelo Prata*:

Realmente essa é uma reivindicação de todo o mercado imobiliário mas que, por enquanto, não encontrou uma posição favorável junto ao Conselho Curador do FGTS. Vale lembrar que, em 2009, houve um aumento de 350.000 reais para os atuais 500.000. Isso mostra que o Conselho fica atento às questões de mercado, no entanto, como o FGTS também é utilizado para financiar obras de infraesturutura e habitação popular, qualquer mudança demanda muito estudo.

Já em relação ao valor do metro quadrado, sugiro utilizar o índice FIPE/ZAP que permite ter uma ideia do valor dos imóveis anunciados. Embora não haja no Brasil um índice de imóveis transacionados, a ferramenta permite que você tenha uma boa referência. Ainda assim, recomendo que utilize os serviços de um corretor de imóveis para que tenha uma avaliação mais precisa e, que leve em contas as particularidades do seu imóvel.

*Marcelo Prata é presidente da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

Dúvidas, observações ou críticas sobre essa resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre financiamento imobiliário para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:FGTSguia-de-imoveisImóveisIndicadores econômicosindice-fipezap

Mais de Mercado Imobiliário

IPVA 2025 RJ: veja calendário de pagamentos

Resultado da Mega-Sena concurso 2.812; prêmio é de R$ 7,2 milhões

Com alta da Selic e queda na poupança, Caixa eleva juros para compra de imóveis

Como contribuir com o INSS sendo PJ?