Minhas Finanças

Tesouro ou previdência; o que é melhor para a aposentadoria?

Internauta de 22 anos pergunta qual é a melhor aplicação para o longo prazo neste momento


	Para especialista, o investimento no Tesouro Direto é mais vantajoso porque custos são menores
 (Getty Images)

Para especialista, o investimento no Tesouro Direto é mais vantajoso porque custos são menores (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2013 às 08h00.

Dúvida do internauta: Tenho 22 anos, sou estagiária e ganho cerca de 1.300 reais por mês, estou em dúvida se começo a aplicar em um plano de previdência ou se junto algum dinheiro para comprar títulos do Tesouro Direto, pois tenho pensado seriamente no meu futuro. Meu noivo é funcionário público, o que nos garante uma certa segurança, mas, como planejamos casar e ter filhos, acho importante eu ter algum dinheiro para o futuro, mesmo que a maior parte dos gastos que teremos fique com ele. Ele diz que devo esperar para pensar em previdência, mas como ganho bem menos que ele acho que deveria começar logo justamente por isso. Qual investimento é o mais aconselhável no momento? 

Resposta de Fernando Meibak*:

Parabéns pela consciência de se preocupar com o futuro logo cedo, coisa rara de se observar.

A melhor indicação para você é o Tesouro Direto. O plano de previdência privada tem uma grande desvantagem, que é o custo. No geral, esses planos têm taxas elevadas, superiores a 1% ao ano. E alguns ainda cobram taxa de carregamento, que incide a cada depósito feito.

Sugiro que você faça o cadastro em uma instituição financeira que opera o sistema Tesouro Direto. Pesquise no site do Tesouro Direto o ranking das taxas cobradas pelas instituições, algumas delas não cobram taxas. 

Compre mensalmente títulos indexados à variação do IPCA, as Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). Gosto das chamadas Principal, que acumulam rendimento, não fazem pagamentos de juros semestrais. Escolha os títulos de longo prazo, com vencimento depois de 2030.

Além do Tesouro ser mais barato, é um extraordinário momento para compra porque a taxa Selic subiu e os rendimentos acima do IPCA estão altos, algumas NTN-Bs estão pagando juros acima de 5% ao ano.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasAposentadoriaPlanos de previdênciaTesouro Direto

Mais de Minhas Finanças

Leilão de carros resgatados do Rio Grande do Sul têm veículos 0k com descontos de até 50%

Saque-aniversário: veja como funciona, vantagens e desvantagens dessa opção de resgate do FGTS

Pagamento do licenciamento em SP começa na próxima semana; veja calendário

PIS 2024: quem trabalhou em 2023 tem direito ao abono salarial este ano?

Mais na Exame