Tenho R$ 100 mil; devo investir em um plano de previdência?
Internauta tem R$ 100 mil para investir e questiona se deve aplicar o valor no seu plano de previdência, que cobra taxa de carregamento de 9%
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2014 às 10h00.
Dúvida do internauta: Tenho umplano de previdênciado Banco do Brasil que paga a variação doIGPMmais 6% de juros ao ano. Eles cobram uma taxa de carregamento de 9%. Tenho 50 anos e meu plano é antigo e começará a me pagar a aposentadoria quando eu completar 55 anos, faltam apenas cinco anos. Essa taxa é alta para o valor que tenho para investir, que é de 100 mil reais?
Resposta de Fernando Meibak*:
Ter uma renda corrigida a IGPM mais 6% ao ano é muito interessante. No passado, tivemos juros em investimentos muito acima disso.
Atualmente, se você quiser comprar um título de longo prazo que renda inflação ( IPCA ) mais juros, encontrará papéis do Tesouro Nacional com taxas próximas de 5.5% ao ano (há cerca de 3 meses estavam próximas de 7%).
Ter um custo de 9% de taxa de carregamento aparenta ser muito elevado. Ou seja, para cada 100 mil que irá depositar, apenas 91 mil serão incorporados ao plano, além da taxa de administração (que deve ser alta no seu caso).
No longo prazo a variação do IPCA e o IGP-M se aproximam. Não conheço os detalhes do seu plano, mas recomendo que avalie bem esses custos somados (carregamento, de uma única vez e taxa de administração, que é anual) e compare com o rendimento da NTN-B que você tem como alternativa de investimento.
* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.
Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br.