Minhas Finanças

Telmex oferece valor abaixo do esperado por ações da Embratel

Controladora mexicana pretende fechar o capital da empresa brasileira. Investidores devem aderir à oferta, apesar do preço menor que o recomendado por analistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

Comprada pela Telmex em abril de 2004 por 400 milhões de dólares, a Embratel terá seu capital fechado pela empresa mexicana de Carlos Slim. Nesta terça-feira (9/5), a Telmex Solutions Telecomunicações, representante dos interesses da companhia no Brasil, apresentou à Comissão de Valores Mobiliários pedido de registro de uma oferta pública para comprar todas as ações da Embratel em circulação. Segundo os analistas de mercado, o preço oferecido pelos papéis é baixo, mas a adesão dos investidores deverá ser suficiente para garantir o fechamento do capital da operadora brasileira de telefonia.

O preço de compra oferecido para as ações ordinárias e preferenciais é de 6,95 reais por lote de mil. Segundo relatório do Banif Investment Banking, em relação à cotação de fechamento desta segunda-feira (8/5), o valor representa um prêmio de cerca de 30% para as ordinárias e de 25% para as preferenciais. Segundo comunicado da Embratel, o valor será ajustado pela Taxa Referencial do dia 9 de maio até a data de pagamento.

Apesar da correção, o Banif considera o preço ofertado baixo. "Acreditamos que a Telmex está pagando um preço abaixo do justo pelas ações da Embratel", afirma relatório do banco. Segundo a instituição, os papéis têm potencial para se valorizar bem mais até o fim do ano. Sua estimativa era de que as preferenciais fechariam dezembro cotadas a 8 reais por lote de mil. O Banco Espírito Santo Securities também projetava um preço-alvo para dezembro de 8,23 reais por lote.

Apesar de o preço ser menor que o potencial de valorização dos papéis, os analistas acreditam que a maioria dos investidores aceitará a proposta. A Telmex possui 72,4% do capital total da Embratel, equivalente a 97,3% das ações com direito a voto e 45,5% das preferenciais. O fechamento do capital da Embratel está condicionado à adesão de, pelo menos, dois terços dos detentores de ações em circulação no mercado. A notícia foi bem recebida pelos investidores. Por volta das 15 horas e 45 minutos desta terça-feira, as ações preferenciais da Embratel eram cotadas a 6,63 reais na Bolsa de Valores de São Paulo - uma alta de 19,9% - com 2 431 negócios realizados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 61 milhões na poupança

Programa Apoio Financeiro: Caixa paga parcela de R$ 1.412 a trabalhadores do RS

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR 2024 nesta semana

Mais na Exame