Minhas Finanças

Saúde financeira do brasileiro piora 9% em 2015

As finanças dos brasileiros não estão nada bem, segundo o Índice de Saúde Financeira do app GuiaBolso; veja sua pontuação e saiba se ela está acima da média


	Saúde financeira: Segundo o Índice de Saúde Financeira, orçamento dos brasileiros está mais apertado
 (Andy Dean/Thinkstock)

Saúde financeira: Segundo o Índice de Saúde Financeira, orçamento dos brasileiros está mais apertado (Andy Dean/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2015 às 13h45.

São Paulo - Pesquisa realizada pelo aplicativo de controle financeiro GuiaBolso mostra em dados o que tem sido verificado na prática: a saúde financeira do brasileiro não anda nada bem.

O Índice de Saúde Financeira, divulgado mensalmente pelo GuiaBolso, mostra que houve uma piora de 9% nas finanças dos brasileiros entre janeiro e outubro deste ano. De acordo com a escala criada pelo app, em outubro os brasileiros obtiveram uma pontuação média de 390, de um total de 700 pontos. No mês de janeiro, a pontuação média era de 430. 

Na escala do índice, isso significa que o brasileiro encontra-se em estado febril. De acordo com a classificação do app, pontuações entre 607 e 700 pontos indicam que o usuário tem uma saúde financeira exemplar; entre 490 e 606, ele é saudável; de 406 a 489, ele está em estado febril; de 191 a 405 o usuário é considerado doente; e de 0 a 190 pontos, ele está na UTI.

Para calcular o Índice de Saúde Financeira de outubro, foram avaliadas as contas de 38 mil usuários que possuem salário médio de 2.083,86 reais. 

A pontuação no índice é mensurada a partir da análise de três critérios: fluxo de caixa, que mede a diferença entre as entradas e saídas mensais das contas correntes, sendo que quanto mais dinheiro sobra, maior é a pontuação; dívida, medida pelo uso do cheque especial, sendo que a pontuação é maior quanto menos utilizada for a linha; e investimentos, que avalia a quantidade de aplicações financeiras realizadas.

Segundo o GuiaBolso, o indicador fluxo de caixa apresentou uma queda de 9% entre janeiro e outubro, o que mostra que os brasileiros estão comprometendo mais o orçamento agora do que no início do ano e está sobrando pouco dinheiro no fim do mês. Já o indicador dívida, que é medido pelo uso do cheque especial, piorou 5% entre janeiro e outubro. 

O indicador investimentos foi o que apresentou a maior deterioração, registrando queda de 20% na pontuação final entre janeiro e outubro. 

Na nota divulgada sobre a pesquisa, Thiago Alvarez, sócio-fundador do GuiaBolso, afirmou que ainda que o índice não tenha variado de maneira significativa, o estado de saúde dos brasileiros é preocupante. “Os brasileiros precisam diminuir os gastos, especialmente aqueles ligados a estilo de vida, como bares, restaurantes, lazer e compras, que não deveriam ultrapassar 35% do orçamento”, afirma.

Confira a seguir a evolução do Índice de Saúde Financeira entre janeiro e outubro:

Saúde financeira Pontuação geral Fluxo Dívida Investimento
Período [0 - 700] [0 - 233] [0 - 233] [0 - 233]
Janeiro 430 139 210 81
Julho 388 126 198 64
Outubro 390 126 200 65

Fonte: GuiaBolso

Compare sua saúde financeira com a de outros usuários

Ao baixar o app GuiaBolso, o usuário tem a opção de cadastrar os dados de sua conta bancária. Assim, o aplicativo registra automaticamente todas as suas movimentações financeiras, sem que ele precise cadastrar por conta própria suas despesas e receitas, como teria de fazer ao usar uma planilha de controle financeiro convencional.

Ao realizar o cadastro e colocar suas informações, o app mostra a sua pontuação no Índice de Saúde Financeira, a pontuação em cada um dos três critérios avaliados (fluxo de caixa, dívidas e investimentos), e compara sua situação financeira com a de outros usuários do aplicativo. Ele pode dizer, por exemplo, que você está melhor do que 90% dos usuários.

O app utiliza a criptografia para proteger os dados de usuários, a mesma tecnologia de segurança usada pelas instituições financeiras na internet. A conexão automática entre o aplicativo e os dados bancários é válida apenas se o usuário for cliente dos seguintes bancos: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil ou HSBC.

Acompanhe tudo sobre:Appsorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalrenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

O que fazer se você não recebeu 13º salário? Veja como agir e seus direitos

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até 27 de dezembro; veja quem tem direito

PIS/Pasep vai mudar; entenda a alteração aprovada no Congresso

O que fazer com a 2ª parcela do 13° salário? Benefício é pago até hoje