Minhas Finanças

S&P pode reduzir nota de crédito da Cosan

Dívida da Cosan cresceu com a aquisição da Nova América, anunciada na última sexta-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A agência de classificação Standard & Poor's colocou em em perspectiva negativa os ratings (avaliação de risco) de crédito corporativo de longo prazo da Cosan, a maior empresa de açúcar e álcool do Brasil. Atualmente a agência atribui o rating "BB-" à empresa. A reavaliação veio em resposta ao anúncio da companhia de um acordo para a compra da Nova América.

O acordo fechado pela Cosan transformará a holding Rezende Barbosa, dona da Nova América, em uma de suas principais acionistas, com participação de 11%. O negócio será realizado por meio de troca de ações, sem implicar em desembolso de caixa por parte da Cosan.

A equipe reforçou que a Nova América possui uma capacidade de moagem de açúcar estimada de 10,6 milhões de toneladas em quatro usinas. A empresa ainda detém a marca União, líder no mercado nacional de açúcar refinado. Porém, a Cosan herda também um endividamento somado em 1,145 bilhão de reais de sua recém-adquirida.

"A Cosan está atualmente em etapa avançada de renegociação dos termos de refinanciamento de uma grande parcela desse endividamento com os credores da Nova América, visando a extensão do prazo dos vencimentos para até cinco anos, o que reduziria pressões imediatas de fluxo de caixa", explicou a S&P.

Para a agência, a revisão do rating é uma forma de refletir o risco de rebaixamento da classificação da companhia por causa do aumento de sua alavancagem ao assumir a dívida da Nova América, além da potencial deterioração nas condições de crédito do cenário incerto e seus efeitos nas margens da Cosan.

Às 14h30, as ações ordinárias da companhia (CSAN3) operavam em leve alta de 0,28%, negociadas a 10,62 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2757; prêmio acumulado é de R$ 7,1 milhões

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Mais na Exame