Minhas Finanças

Receita Federal libera da malha fina lote de 2008 a 2015

A partir de hoje (9) estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do IR, contemplando restituições residuais, referentes de 2008 a 2015


	IR: a partir de hoje (9) estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do IR, contemplando restituições residuais, referentes de 2008 a 2015
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

IR: a partir de hoje (9) estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do IR, contemplando restituições residuais, referentes de 2008 a 2015 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2016 às 08h35.

Brasília - A Receita Federal liberou da malha fina um lote de declarações referentes aos exercícios de 2008 a 2015.

A partir das 9 horas de hoje (9) estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, contemplando restituições residuais, referentes aos exercícios de 2008 a 2015.

O crédito bancário para 71.781 contribuintes será realizado no dia 16 de maio. Os montantes de restituição para cada exercício, e a respectiva taxa Selic aplicada, podem ser acompanhados na tabela a seguir:

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

No Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento - telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoReceita FederalImposto de Renda 2020Malha fina

Mais de Minhas Finanças

Qual a chance dos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 serem sorteados na Mega-Sena?

Social commerce, smartphones e itens para o lar: as tendências que marcaram a Shopee em 2025

Saque-Aniversário do FGTS: Caixa inicia pagamentos na próxima semana; veja

Como vai funcionar o saque do FGTS para quem optou pelo saque-aniversário?