Minhas Finanças

Receita deposita nesta 6ª última leva de restituições do ano

Quem teve a declaração de IR 2013 liberada só no sétimo e último lote receberá restituição até hoje


	Moedas: depósito do último lote de restituições foi feito em duas partes para contemplar quem foi liberado da malha fina em dezembro
 (Getty Images)

Moedas: depósito do último lote de restituições foi feito em duas partes para contemplar quem foi liberado da malha fina em dezembro (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 05h00.

São Paulo - A Receita Federal deposita nesta sexta-feira (20) a segunda parte das restituições do imposto de renda referentes ao sétimo e último lote do Imposto de Renda 2013 e a lotes residuais de anos anteriores.

Desta vez, as restituições foram pagas em duas datas: na segunda-feira, dia 16, e nesta sexta, a fim de incluir também contribuintes que foram liberados da malha fina durante o mês de dezembro.

Quem não recebeu sua restituição na segunda-feira, portanto, pode recebê-la hoje. É importante verificar no site da Receita Federal ou pelo Receitafone 146 se a sua declaração foi liberada, ainda que você não tenha imposto a restituir. Quem não estiver neste lote caiu na malha fina.

As restituições referentes ao exercício de 2013 serão acrescidas da taxa Selic acumulada de maio a dezembro de 5,88%. O valor totaliza 2,6 bilhões de reais e contempla quase 2,2 milhões de contribuintes.

Também estão incluídas nesta leva os lotes residuais referentes aos exercícios de 2012 a 2008, correspondentes aos anos-calendário de 2011 a 2007, respectivamente.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Neste ano, 711.309 declarações com a expectativa de imposto a restituir ficaram retidas na malha fina. Veja o que fazer se este for o seu caso.

Vídeo: Perdi o recibo de declaração anterior, como recuperá-lo?

[videos-abril id="d80711b308808233fb11f0861baddbe1" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeãoMalha finareceita-federalRestituição do Imposto de Renda

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 9,5 milhões

Receita paga R$ 6,87 bi de restituição do Imposto de Renda nesta sexta; veja quem recebe

Juros do cartão de crédito rotativo chegam a 432,3% em julho, divulga Banco Central

Abono salarial PIS/Pasep 2024: veja calendário de pagamento

Mais na Exame