Exame Logo

Que tal se aposentar na Flórida?

Conheça alguns imóveis que são ideais para quem quer se aposentar no estado mais ensolarado dos Estados Unidos

"The Sunshine State" (Ali Seifert/ Stock Exchange)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2012 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h26.

São Paulo – Desde que os imóveis americanos se tornaram pechinchas com o estouro da bolha, os brasileiros vêm se firmando como investidores imobiliários nos Estados Unidos, principalmente na Flórida, um já tradicional reduto verde-e-amarelo por aquelas terras. Mas não é só com a valorização ou com a renda de aluguéis que os brasileiros podem se beneficiar no Estado do Sol. A Flórida é um dos melhores lugares do mundo para os aposentados viverem, e não faltam imóveis de alto padrão, com bons descontos e ideais para quem deseja mudar para um paraíso depois da aposentadoria. A projeção oficial para 2011 é de que a Flórida abrigaria, até o fim do ano, 4,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa praticamente um quarto da população total do estado. Especialistas no mercado imobiliário da região atribuem o sucesso da Flórida entre os mais velhos ao clima e à infraestrutura local. O estado faz jus ao apelido, com sol o ano inteiro, belas praias e raros dias frios até mesmo no inverno. A qualidade do ar é mais elevada, uma vez que a Flórida é cercada pelo Oceano Atlântico, as mudanças de temperatura são menos bruscas e a geografia é plana. Todas as construções são acessíveis para cadeirantes, são comuns os condomínios de casas e prédios baixos, e as estradas são largas e lisas, o que facilita a condução. E não faltam lindas paisagens, propriedades luxuosas e campos de golfe. Veja a seguir as recomendações dos especialistas em mercado imobiliário da Flórida para quem deseja se aposentar no Estado do Sol.
  • 2. Residencial Ritz Carlton, Palm Beach

    2 /6(Divulgação)

  • Veja também

    Para quem busca uma residência de alto luxo, a Halmoral, empresa brasileira que comercializa empreendimentos na Flórida, recomenda o Residencial Ritz Carlton, localizado em Singer Island, Palm Beach. A ilha é um dos melhores lugares para quem quer paz e tranquilidade na aposentadoria, mas sem se isolar do mundo. “O empreendimento é voltado para empresários e outros profissionais que já tenham atingido suas metas e objetivos de vida, mas que hoje gostariam de aproveitar os frutos de seu trabalho”, diz Gabriela Haddad, da Halmoral. De frente para o mar, o residencial conta com uma série de facilidades para quem quer aproveitar a vida depois de se aposentar: duas piscinas com vista para o mar, decks com churrasqueiras e cozinhas a céu aberto, sala de cinema, acesso privado à praia e até depósitos para equipamentos náuticos, para quem quiser também ter seu próprio barco. Serviços como valet e concierge 24 horas facilitam a vida de quem está aposentado. Nas proximidades não faltam campos de golfe, restaurantes, museus, marinas e shopping centers. Os preços das unidades variam de um milhão de dólares, para os apartamentos de 200 metros quadrados e duas suítes, até 10 milhões de dólares para as coberturas. Segundo Gabriela, esses preços estão 30% mais baixos em relação aos preços antes do estouro da bolha.
  • 3. Dolcevita, Palm Beach

    3 /6(Divulgação)

  • Ainda em Singer Island, Palm Beach, o Dolcevita oferece unidades cujos preços variam de 400.000 dólares a 1,9 milhão de dólares, um desconto de cerca de 30% em relação aos preços de antes do estouro da bolha. “Por estar localizada em uma ilha, é ideal para aposentados que buscam paz e tranquilidade, mas não querem isolamento”, explica Peggy Fucci, vice-presidente da ST Residential, que comercializa o empreendimento. Os apartamentos contam com terraços ao ar livre, janelas que vão do chão ao teto, acabamentos luxuosos na cozinha e nos banheiros, serviços de concierge 24 horas e de valet, além de acesso direto à praia. A piscina aquecida de frente para o mar tem uma cozinha ao ar livre e cabines privativas. Apesar de ser uma ilha, Singer Island fica a poucos minutos de carro de shopping centers, restaurantes, museus e centros culturais, marinas, parques e alguns dos campos de golfe mais famosos da Flórida. Além disso, fica a apenas 20 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Palm Beach.
  • 4. Residencial W South Beach, Miami

    4 /6(Divulgação)

    Para quem prefere a agitação de Miami, a Lorusso Realty recomenda o W Miami Beach, localizado em South Beach, a praia mais famosa da cidade. O empreendimento também é comercializado no Brasil pela Halmoral, e dispõe de unidades de um e dois dormitórios cujos preços variam entre 790.000 e 2,5 milhões de dólares, um desconto de 35% a 40% em relação ao período anterior à crise. A cobertura de luxo, que custa 6,5 milhões de dólares, só pode ser visitada mediante indicação. O residencial da rede W localiza-se a alguns minutos do distrito de compras Lincoln Road, do campo de golfe Miami Beach e do parque South Pointe. Nas proximidades localizam-se lojas de grifes de luxo, como Gucci, Prada, Dior e Yves-Saint Laurent, além de restaurantes renomados como o Casa Tua e o Prime 112. O condomínio abriga ainda o lendário restaurante chinês Mr. Chow, duas piscinas, um spa, quadras de tênis e uma porção de praia particular onde o morador recebe serviço completo enquanto relaxa em sua própria espreguiçadeira.
  • 5. Residencial Epic, Miami

    5 /6(Divulgação)

    Localizado onde o rio Miami encontra a Biscayne Bay, o Residencial Epic oferece serviços de hotel a seus moradores, além de piscinas, marinas particulares, spa, entrada privativa, e um sistema de segurança totalmente voltado para a privacidade do morador. Os restaurantes do Epic, Area 31 e Zuma, são internacionalmente renomados, e o condomínio localiza-se próximo à praia de South Beach, galerias de arte, museus e até mesmo do Aeroporto Internacional de Miami. Com design moderno, os apartamentos de um, dois ou três quartos custam entre 485.000 e 3 milhões de dólares, apresentando um desconto de 35% a 40% em relação aos mais altos patamares de preço anteriores à crise. O empreendimento indicado pela Lorusso também é comercializado no Brasil pela Halmoral.
  • 6. Four Lakes Golf Club, Winter Haven

    6 /6(Divulgação)

    Muito comuns no estado da Flórida, as residências com restrição de idade, voltadas para maiores de 55 ou 60 anos, são ideais para aposentados que prefiram ter cuidados médicos facilmente a seu alcance e particularmente para os solitários que desejem socializar com outras pessoas da mesma faixa etária. Trata-se de condomínios de casas repletos de áreas comuns e de aparatos para lazer, onde o morador pode comprar ou alugar uma casa por preços bastante em conta. Considerado luxo para os parâmetros dos residenciais com restrição de idade, o Four Lakes Golf Club, em Winter Haven, dispõe de casas de dois e três quartos cujos preços variam de 35.000 dólares a 130.000 dólares. É claro que, por esses valores, são residências de médio padrão, sem a pompa dos demais imóveis desta lista. A vantagem de um residencial como esse são as instalações, a atenção profissional e a enorme lista de atividades. O Four Lakes dispõe de um campo de golfe próprio, quadras de tênis, uma piscina olímpica, jogos de salão, salas de exercício, happy-hours, restaurantes, lagos para esquiar, navegar e pescar, além de grupos sociais, como clube de jardinagem e de escritores.
  • Acompanhe tudo sobre:ApartamentosAposentadoriaCasasEstados Unidos (EUA)FlóridaImóveisMiamiPaíses ricos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame