Os carros de luxo que você pode comprar
Veja os modelos de entrada produzidos por algumas das montadoras mais admiradas do mundo que exigem um desembolso de cerca de 100.000 reais
Da Redação
Publicado em 30 de junho de 2012 às 19h21.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h31.
São Paulo – O crescimento da renda, do emprego e do crédito deu aos brasileiros acesso a bens de consumo que há alguns anos pareciam infinitamente distantes. Mas alguns artigos de luxo, como uma Ferrari (foto) ou um Lamborghini, ainda parecem ao alcance apenas de milionários e outros sortudos. Mesmo assim, apaixonados por bons carros não têm motivos para se queixar. Com o dólar próximo a 1,50 real, os modelos de entrada de algumas das mais renomadas montadoras do mundo podem ser comprados no Brasil por algo em torno de 100.000 reais. Veja nas próximas páginas quais são os carros da Audi, Mercedes, BMW, Jeep, Land Rover e Volvo que um dia talvez você leve para a garagem.
Carro de entrada da montadora alemã no Brasil, o compacto BMW 118i é importado da Alemanha e deve ganhar uma nova geração em breve. O carro vem equipado com motor 2.0 e câmbio automático e tem preço de tabela entre 92.00 e 100.510 reais. Na concessionária, entretanto, é possível conseguir um desconto representativo em relação a esse valor. O carro mistura características de carro de luxo (como a dirigibilidade) com outras de veículo de classe média (como o acabamento do espaço interno). O comprador ainda leva itens de série como ar-condicionado, seis airbags e controles de tração e estabilidade.
Os dois modelos fabricados pela Chrysler nos Estados Unidos são os mais baratos da marca Jeep e custam entre 110.000 e 120.000 reais. Mais conhecido, o Cherokee (foto) é um SUV (utilitário-esportivo) compacto equipado com motor V6 de 3.7 litros e câmbio automático. Chamado de Jeep Liberty nos Estados Unidos, o Cherokee tem perdido prestígio devido às restrições ambientais cada vez maiores para o uso de veículos beberrões a diesel em vários estados americanos. No Brasil, entretanto, os utilitários-esportivos parecem estar mais na moda do que nunca. Na linha de produtos da Jeep vendidos no Brasil, o Wrangler é o carro mais barato, seguido pelo Cherokee e depois pelo Grand Cherokee.
A alemã Audi tem em seu portfólio no Brasil dois veículos com preços ao redor de 100.000 reais. O mais conhecido é o Audi A3 (foto), considerado pela revista Quatro Rodas a melhor compra entre os compactos importados. Os pontos fortes incluem a transmissão de dupla embreagem, o chassi rígido, a direção precisa e a suspensão firme. Com motor turbo de 200 cavalos, o carro tem preço de tabela a partir de 110.000 reais. Já o Audi A1 foi lançado oficialmente neste ano para disputar mercado com o BMW Mini. Importado da Bélgica, o carro tem um motor 1.4 de 124 cavalos e preço de tabela de 89.900 reais. O veículo compensa as dimensões reduzidas ao incorporar a tecnologia Audi em sua construção.
Com o já aposentado Classe A, a alemã Mercedes-Benz provou que seu negócio não é construir carros populares. Já na disputa do motorista de classe média-alta, a montadora é bem mais competitiva. Os modelos mais acessíveis são o B 180 Family, com preço de tabela de 98.900 reais, e o C 180 (foto), que custa entre 112.900 e 114.900 reais. Mais bem-sucedido, o Mercedes C 180 passou por uma reestilização recente e ficou bonito e potente – o motor tem 156 cavalos. O baixo consumo de combustível é outra surpresa positiva.
Foi considerado pela revista Quatro Rodas a melhor compra na categoria compacto de imagem. Há um mês, o Mini ganhou uma nova versão de entrada, o Mini Cooper One, com um preço de tabela a partir de 69.950 reais. Ao não optar por uma versão mais sofisticada, que pode custar até 138.50 reais, o motorista terá de se contentar com rodas de liga leve aro 15, teto na cor da carroceria, ar-condicionado analógico, revestimento comum e motor 1.6 de apenas 98 cavalos. O visual do veículo, de qualquer forma, continua atraente e ajuda a explicar o sucesso de vendas. Além de poder falar que está dirigindo um carro construído pela BMW, o motorista ainda terá itens de série como airbags, direção elétrica, CD player, freios ABS, controle de estabilidade e faróis de neblina.
O Volvo C30 possui um preço de tabela bem acessível em seu modelo mais básico: na versão 2.0 16V, custa 79.990 reais. Mas o modelo C30 T5 2.5 turbo automático, o mais esportivo, chega a valer 119.990 reais. Lançado em 2006 e reestilizado no ano passado, o carro da montadora sueca possui um design que foge ao lugar comum – a traseira chega a causar certo estranhamento. Trazido da Bélgica, o hatch era a aposta da Volvo para conquistar a classe média, mas nunca chegou a deslanchar no Brasil. Rivais como o Audi A3 e o BMW 118i vendem muito mais no país. O carro oferece itens de série como controle de estabilidade e tração, seis airbags e sistema de proteção contra lesões na coluna. Na versão mais simples, entretanto, o câmbio é manual.
Importado da Inglaterra, esse carro pode ser considerado de luxo apenas pelo público que ama veículos 4x4. Com um motor de 2.4 litros e 122 cavalos de potência, o Land Rover Defender é, em sua essência, um automóvel rústico. No Brasil, custa a partir de 135.000 reais, de acordo com o preço de tabela, mas oferece motor turbo, tração nas quatro rodas, pneus bem largos e uma estrutura reforçada o suficiente para transitar em qualquer tipo de terreno. Não é à toa que o carro é bastante utilizado pelas Forças Armadas nos EUA e Reino Unido e esteve em guerras como as do Iraque. Lançado na década de 1980, o jipe sofreu poucas alterações no design, mas hoje em dia é um veículo bem mais confortável do que era há quase 30 anos.