Minhas Finanças

Os bancos com melhores juros no financiamento de carros

Diferença entre juros mais altos e mais baixos chega a 247%, ou mais de 5,6 mil reais no financiamento de um carro de 30 mil reais


	BMW 435i Coupé M Sport: Banco BMW tem o menor juro para financiamento de veículos
 (Divulgação/BMW)

BMW 435i Coupé M Sport: Banco BMW tem o menor juro para financiamento de veículos (Divulgação/BMW)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2014 às 16h24.

São Paulo - Se você sonha em comprar um Honda Fit, provavelmente não deixará de fazê-lo porque os juros do financiamento do CrossFox são menores. Mas, caso esteja na dúvida entre os dois carros, esse pode ser um bom critério de desempate. 

Semanalmente, o Banco Central realiza uma pesquisa para verificar os juros médios cobrados pelos bancos em diferentes linhas de crédito.

Dentre os juros cobrados para aquisição de veículos na semana de 26 de junho a 2 de julho (dados mais recentes), o mais barato entre os bancos de montadoras foi o da BMW Financeira, de 0,84% ao mês, e o mais alto do Banco Yamaha, de 2,73% ao mês.

Ao financiar nos dois bancos um carro de 30 mil reais - em 24 vezes e com uma entrada de 9 mil reais (30%) -, na BMW seriam pagos juros de 2.275 reais e na Yamaha de 7.896 reais. Uma diferença de 5.621 reais ou 247%. 

Ainda que a BMW não possua carros novos nessa faixa de valor, o exemplo vale para mostrar qual pode ser o impacto das taxas.

Vale ressaltar que nessa comparação foram analisados apenas os juros do financiamento, mas ao parcelar a compra de um veículo, assim como no caso de um imóvel, outros encargos são incluídos.

Por isso, ainda que os juros sejam uma boa base de comparação, o comprador deve solicitar ao vendedor que seja informado o Custo Efetivo Total (CET) da operação, que é a taxa que inclui os juros e todos os outros custos do financiamento.

Em outras palavras é a taxa que mostra preço que se paga pelo financiamento, sem contar o valor principal, do custo do carro propriamente dito.

Bancos grandes x bancos de montadoras

Outro ponto importante a se ressaltar é a diferença entre os juros cobrados pelos bancos das montadoras, que são aqueles oferecidos no financiamento pela própria concessionária e aqueles oferecidos por bancos grandes, como Bradesco, Itaú, Santander, etc. 

Os juros cobrados pelos bancos grandes costumam ser maiores pois as montadoras subsidiam as taxas cobradas pelos seus respectivos bancos (entenda por que é melhor financiar seu carro nos bancos de montadoras).

Segundo informações do BC, o banco grande com juro mais baixo é a Caixa, que cobra uma taxa média 1,57% ao mês. Ela só ganha de dois bancos de montadoras, da Yamaha e da Honda, que cobram 2,73% e 1,62% ao mês, respectivamente.  

Mesmo que os bancos grandes tenham juros maiores na maioria dos casos, ainda assim vale consultar quanto eles cobram para que na hora da negociação o comprador tenha maior poder de barganha. 

Comparar os juros dos bancos grandes também pode ser importante para o comprador que vai financiar um carro usado, uma vez que nesses casos pode não haver a possibilidade de realizar o financiamento diretamente com a concessionária.

Ao verificar, por exemplo, que a taxa cobrada pela Caixa é menor do que a do Banco Honda, o comprador terá um bom argumento para pedir um desconto na hora da compra. O mesmo vale na hora de comparar os juros oferecidos por uma ou outra montadora.

Confira nas tabelas a seguir os juros cobrados pelos bancos de montadoras e bancos grandes na semana de 26 de junho a 2 de julho, segundo informações passadas pelas próprias instituições ao Banco Central. 

Bancos de montadoras

Instituição Concessionária atendidas Taxa mensal Taxa anual
BMW Financeira BMW 0,84% 10,50%
Banco Mercedes Benz Mercedes Benz e Smart 0,90% 11,29%
CIA CFI RCI BRASIL/ RCI Banque Renault 0,98% 12,38%
Banco PSA Finance Brasil Citroën e Peugeot 1,08% 13,79%
Banco GMAC Chevrolet 1,35% 17,52%
Banco Volkswagen Volkswagen 1,41% 18,31%
Banco Toyota do Brasil Toyota 1,52% 19,88%
Banco Honda Honda 1,62% 21,31%
Banco Yamaha Yamaha 2,73% 38,14%

Fonte: Banco Central
Período: 26/06 a 02/07

Bancos grandes

Instituição Taxa mensal Taxa anual
Caixa Econômica Federal 1,57% 20,56%
Bradesco 1,60% 20,93%
Banco do Brasil 1,62% 21,26%
HSBC 1,65% 21,76%
Santander 1,66% 21,84%
Itaú Unibanco 1,67% 21,93%

Fonte: Banco Central
Período: 26/06 a 02/07

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBancosCarrosFinançasJurosVeículos

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 18 milhões

Justiça libera R$ 2,6 bilhões em atrasados do INSS; veja quem recebe

Procon-SP alerta consumidores para evitar problemas com pacotes de viagem nas férias

Salário mínimo terá nova regra? Veja o que está em discussão no governo