Minhas Finanças

O que você deve saber para se preparar para a Black Friday 2017

A Black Friday 2017 está chegando. A seguir, EXAME.com responde as principais dúvidas sobre o evento para você se planejar

Black Friday 2017: Evento acontece no dia 24 de novembro, mas promoções já começaram (ayvengo/Thinkstock)

Black Friday 2017: Evento acontece no dia 24 de novembro, mas promoções já começaram (ayvengo/Thinkstock)

Júlia Lewgoy

Júlia Lewgoy

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 05h00.

Última atualização em 10 de novembro de 2017 às 17h14.

São Paulo - Está chegando a data das compras que já virou tradição no calendário brasileiro: a Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro. Pode ser a chance de você finalmente trocar a geladeira ou fazer a viagem dos sonhos, mas, para comprar só o que vale a pena de verdade, planejamento é palavra de ordem.

“Desde 2011, a Black Friday cresceu vinte vezes no Brasil e se tornou a maior data de vendas para o comércio eletrônico. Mais do que nunca, a principal palavra do evento é antecipação. Consumidores precisam fazer uma lista de compras e pesquisar preços”, orienta o diretor do portal Black Friday, Ricardo Bove.  

O evento deve movimentar 2,2 bilhões de reais em 2017, 19% a mais do que no ano passado. De acordo com um levantamento realizado pelo portal oficial da Black Friday, 59% dos consumidores pretendem gastar mais de mil reais este ano.

Celulares e smartphones são a categoria de produtos com mais intenções de compras (48%), seguida por eletrodomésticos (35%) e aparelhos de TV e vídeo (33%). Preço é um fator importante para efetuar a compra para 92% dos consumidores. Em segundo e terceiro lugar, estão confiança na loja (63%) e custo do frete (41%).

A seguir, EXAME.com responde as principais dúvidas sobre a Black Friday 2017 para você se planejar:

1 – Quando será a Black Friday?

O evento oficial acontecerá no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês, a partir da meia-noite. Na prática, as promoções já começam na quinta-feira à noite (23), e duram todo o final de semana, até domingo (26). Além disso, 30% das ofertas são antecipadas durante todo o mês de novembro.

2 – Quem vai participar?

O evento oficial do e-commerce é idealizado pelo portal Busca Descontos. No portal Black Friday, é possível encontrar as lojas que participam da campanha oficial do evento

Além da campanha oficial, a Black Friday também dominou o varejo online e físico e atinge desde o pequeno até o grande varejista. Cresce a adesão de lojas físicas à promoção.  

3 – Quais produtos entram na promoção?

Smartphones, eletrodomésticos, TVs e notebooks são os produtos mais buscados na Black Friday, mas é possível encontrar de tudo com desconto: móveis e artigos de decoração, roupas e sapatos, produtos de beleza e games.

Pacotes de viagens, hotéis, passagens aéreas e programas de milhagem também têm desconto, além de bens de alto valor, como carros e imóveis. Bancos, corretoras e casas de câmbio também realizam promoções de produtos e serviços financeiros.

4 – Quando encontrar os melhores descontos?

Os estoques são limitados e as melhores ofertas se esgotam rapidamente. Por isso, as promoções mais agressivas são encontradas na noite de quinta-feira e na madrugada de quinta para sexta.

5 –  Quais produtos têm os maiores descontos?

Em geral, quanto maior o valor do produto, menor o percentual de desconto. No ano passado, as categorias de produtos que tiveram os maiores descontos médios, segundo o site comparador de preços Zoom, foram: tops e camisetas (68%), ferragens (61%), saias esportivas (50%), braceletes (50%), meias infantis (41%) e roupas esportivas (41%).

6  – Como saber se as ofertas são de verdade?

Sites comparadores de preços como o Zoom, o Buscapé e o Bondfaro oferecem ferramentas para monitorar o histórico dos valores dos produtos. Assim, dá para saber se a empresa aumentou o preço nos dias anteriores à Black Friday e maquiou o desconto.

Vários sites também acompanham a oscilação de preços em tempo real no dia do evento, comparam com os valores praticados antes e identificam os descontos expressivos.

7 –  Como monitorar as melhores promoções?

Sites comparadores de preços criam páginas especiais para o evento, que filtram as melhores promoções e enviam alertas dos preços mais em conta por e-mail após cadastro. Entre eles, estão o Black Friday de Verdade, o Reclame Aqui e o Já Cotei.

Acompanhe tudo sobre:Black FridayComprasConsumoplanejamento-financeiro-pessoalPreçosPromoções

Mais de Minhas Finanças

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024

PIS 2025: quem trabalhou em 2024 tem direito ao abono salarial no próximo ano?