Minha mãe é isenta do IR e é minha dependente. Devo declarar seus bens?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Júlia Lewgoy
Publicado em 29 de março de 2019 às 12h00.
Última atualização em 29 de março de 2019 às 13h20.
Pergunta do leitor: Minha mãe está como minha dependente noImposto de Renda. Ela seaposentou por invalidez, devido a um câncer, e terá isenção de imposto. Oapartamentoque estava no nome dela, financiado pelo programa "Minha Casa Minha Vida", também foi quitado devido à doença. Devo incluir o apartamento na minha declaração? Se sim, como declarar?
Resposta de Samir Choaib*, Sônia Regina Senhorini Rodrigues, Helena Rippel Araújo e Lais Meinberg Siqueira:
Sim, as mesmas regras do titular valem para os dependentes. Portanto, se a sua mãe é informada como dependente em sua declaração, é obrigatório indicar todos os rendimentos recebidos por ela. Podem ser rendimentos tributáveis, tributados exclusivamente na fonte ou isentos, assim como despesas, bens e eventuais dívidas dela.
Nesse caso, na ficha "Bens e direitos" inclua um item de código "11 - Apartamento" e uma breve discriminação do imóvel, com a indicação de que pertence à dependente, que a aquisição se deu por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida" e de que a quitação ocorreu por motivo de doença. Além disso, no campo "Situação em 31/12/2018", devem ser informados os valores efetivamente pagos durante o ano, de entrada e amortizações de parcelas acrescidas de juros e correções.
Saliento, por fim, que o apartamento deve ser informado na declaração a partir do ano do início dos pagamentos. Assim, caso sua mãe tenha adquirido o bem em anos anteriores, mas ele não tenha constado das declarações, é importante retificá-las para sanar essa irregularidade e compor devidamente o custo do bem.
*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.