IR 2017: Como declarar um valor recebido como doação?
Especialista responde dúvida de leitora sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 24 de março de 2017 às 11h00.
Última atualização em 24 de março de 2017 às 11h00.
Pergunta da leitora: Sou casada em regime de comunhão parcial de bens e meu marido recebeu umadoaçãoalta do pai dele. Depositamos o dinheiro em uma poupança que está apenas no meu nome.
Quem deve declarar o valor noImposto de Renda, eu ou ele? E como?
Resposta de Valdir Amorim*:
Tratando-se de bens comuns adquiridos na constância do casamento, e se ambos os cônjuges estiverem obrigados a apresentar a declaração, o valor recebido a título de doação deve ser informado na declaração de qualquer um dos cônjuges, devendo o outro informar esse fato na sua própria declaração, na ficha Bens e Direitos, código 99.
Declarando em separado, o marido informar a doação recebida do pai como Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, linha 14. Na declaração da esposa informe o saldo da caderneta de poupança em 31.12.2016, no código 41, da ficha Declaração de Bens e Direitos, se os bens comuns estiverem relacionados na declaração dela.
Os rendimentos da poupança são informados na linha 12 da ficha Rendimentos isentos e não tributáveis.
*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.
EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br .