Criança põe moeda em cofrinho: Fundos de renda fixa são os mais indicados no momento, diz especialista (SXC)
Da Redação
Publicado em 13 de agosto de 2013 às 06h36.
Dúvida do internauta: Tenho 23 anos e quero investir 200 mil reais resultantes da venda de um imóvel em um fundo de investimento, para resgatar o dinheiro em 24 meses. Qual seria a alternativa mais interessante paa essa quantia e prazo?
Resposta de Bolívar Godinho*:
O primeiro passo será o investidor identificar o seu perfil para poder usufruir dos benefícios da diversificação, que reduz o risco.
Considerando o cenário de elevação das taxas de juros, inflação ainda elevada e baixo crescimento da economia, os fundos mais interessantes são os fundos de renda fixa. Neste caso o investidor deve comparar as taxas de administração e o histórico de rentabilidade para verificar a consistência do desempenho.
Para quem gosta de investir em imóveis, uma alternativa para diversificação da carteira são os fundos imobiliários, uma vez que não incide imposto de renda sobre a distribuição de rendimentos mensal, apenas na venda das cotas se houver ganho de capital.
Como fundos imobiliários são considerados renda variável, o percentual alocado deve ser de cerca de 15% a 20% do montante total, dependendo do perfil de aceitação de risco do investidor.
*Bolivar Godinho é professor de Finanças EPPEN - UNIFESP. Atuou por 33 anos no mercado financeiro em cargos de direção na área de asset management dos bancos Noroeste e Fibra e concluiu em 2012 doutorado na FEA-USP, com a tese sobre fundos de investimento.
Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!
Envie outras perguntas sobre investimento em ações para seudinheiro_exame@abril.com.br.