Carnes congeladas ficaram 8,3% mais caras em relação ao ano passado (Germano Luders/EXAME)
Da Redação
Publicado em 15 de dezembro de 2010 às 18h45.
São Paulo - Pesquisa realizada pelo Procon-SP aponta que a diferença de preços para os produtos com tradicional saída no Natal é grande e pode chegar a 93,2%. Esse é o caso do pêssego em calda especial da marca Oderich, vendido por 7,69 reais em um supermercado Pão de Açúcar na zona sul da capital paulista, e por 3,98 reais em um Carrefour da zona norte.
Em relação ao resultado do ano passado, a escala de preços superou a subida da inflação para biscoitos (10,9% mais caros), panettones (9,5%) , carnes congeladas (8,3%) e caixa de bombons (6,4%). A disparidade entre os preços para alguns itens, entretanto, supera em muito esse percentual. O panettone Gotas de Chocolate da Casa Suiça Maior, por exemplo, sai por 25,98 reais no Walmart (zona oeste) e por 14,76 no Dias Pastorinho (zona sul), uma diferença de 76%.
Dez estabelecimentos comerciais foram visitados nas cinco regiões da cidade para o levantamento de dados. A busca levou em consideração 142 itens. O campeão da economia foi o supermercado Andorinha, na região norte, onde foram encontrados 112 produtos da lista inicial, sendo que 95 deles apresentavam preços menores ou iguais ao custo médio apurado pelo Procon.