EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (19/6) que já superou a marca de 10 bilhões de reais em crédito consignado, conquistando a liderança entre as instituições que oferecem a linha. Dos 52,7 bilhões de reais concedidos em empréstimos consignados no país, 17,7% foram realizados por meio do Banco do Brasil.
A instituição registrou crescimento de 20,5% no volume de recursos concedidos em relação ao final do ano passado, quando a carteira de crédito consignado contabilizava 8,7 bilhões de reais. Somente em 2007, foram emprestados 5,8 bilhões de reais com desconto em folha de pagamento.
De acordo com o banco, a expansão é resultado da conquista de novos convênios e da decisão de oferecer o crédito também para os não-correntistas. Atualmente, estão ativos 3,4 milhões de empréstimos consignados no Banco do Brasil, sendo 77% contratados por funcionários públicos. Empregados da iniciativa privada correspondem a 12% dos tomadores de crédito consignado e os segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 11%. O prazo médio dos empréstimos é de 33 meses e o valor médio das operações gira em torno de 3.490 reais.