Livros: sugestões foram lançadas ao longo deste ano (K-Kwanchai/Thinkstock)
Marília Almeida
Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 05h00.
Última atualização em 5 de janeiro de 2017 às 14h27.
São Paulo - Tem dúvidas sobre se a economia irá se recuperar em 2017 e quer garantir que o orçamento fique organizado? Alguns livros podem te ensinar a lidar melhor com o dinheiro para se proteger contra situações imprevistas e, principalmente, te ajudar a enriquecer ao longo dos próximos anos.
EXAME.com selecionou sete títulos lançados em 2016 que trazem diversas lições sobre finanças. Além de mostrar o melhor caminho para aumentar o patrimônio, as sugestões também esclarecem dúvidas de quem está preocupado com a reforma da Previdência, deseja ensinar aos filhos sobre como lidar com o dinheiro desde cedo e até de quem quer continuar a viajar em tempos de crise.
Confira, nas fotos a seguir, sete indicações de livros para o ano que vem.
Organização: Robert Mankoff
Editora: Zahar
Resumo: O livro reúne quase 400 cartuns publicados na célebre revista The New Yorker entre 1925 e 2009. São crônicas sobre acontecimentos, neuroses e modismos relacionados à vida financeira no século 20, que passam pelo crack da bolsa de Nova York em 1929, a Grande Depressão dos anos 30 e a crise de 2008. As charges também tratam de fenômenos atemporais, como a relação de amor e ódio entre os tomadores de empréstimo e seus bancos e a desconfiança mútua entre os pagadores de impostos e a Receita Federal.
Autor: Frank Trentmann
Editora: Harper
Resumo: O livro aborda a história do consumo desde o Renascimento até a economia global moderna. Visto geralmente como uma exportação dos Estados Unidos, o autor mostra que a cultura do consumismo, na verdade, é um fenômeno internacional diversificado e com uma história mais longa do que costumamos imaginar. O professor de história da Universidade de Londres analisa como a crescente demanda por roupas de moda e conveniência transformou nossa vida e também nosso vício pela posse de cada vez mais bens materiais, passando por temas como desperdício, dívidas, estresse e desigualdade.
Autor: Cássia D´Aquino
Editora: Moderna
Resumo: Consultora financeira especializada em educação infantil, Cássia D’Aquino apresenta, em formato de almanaque, conceitos de orçamento e planejamento financeiro com uma linguagem simples e divertida para ajudar a criançada a entender o tema. O livro responde desde perguntas simples, como onde é fabricado o dinheiro e por quê as moedas têm sempre o mesmo formato, até questões mais complexas, como se o dinheiro compra ou não felicidade.
Autores: Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano
Editora: Portfolio Penguin
Resumo: Organizado pelo investidor Florian Bartunek, pelo advogado e sócio da Casa do Saber Pierre Moreau e pela jornalista Giuliana Napolitano, o livro reúne depoimentos dos maiores investidores do país, como Luis Stuhlberger, Guilherme Aché, Luiz Fernando Figueiredo e Pedro Damasceno. Juntos, eles administram cerca de 80 bilhões de reais e contam no livro suas trajetórias, dando lições sobre negócios e aplicações financeiras.
Autor: Luciano Fazio
Editora: Edições Loyola
Resumo: O livro conta um pouco da história da Previdência Social, criada para proteger os trabalhadores contra a perda dos rendimentos de trabalho. A publicação tambem analisa o chamado “déficit”, motivador de propostas de reforma do sistema público de aposentadoria. O objetivo do matemático e especialista em Previdência Social e Gestão de Fundos de Pensão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) é mostrar as diferentes posições no debate, apontando os pontos fortes e fragilidades de cada uma delas.
Autor: Hermés Galvão
Editora: Record
Resumo: O livro busca ser um manual prático para escapar de roubadas, como piores voos, companhias aéreas, hotéis e restaurantes da moda, além de pegadinhas em pontos "turísticos". Na publicação, o jornalista sugere, num texto bem-humorado e beirando o politicamente incorreto, atalhos para quem deseja sair do lugar-comum e evitar o consumo exagerado. Baseado em suas próprias experiências, Hermés mostra que mesmo a mais simples das viagens pode ser inesquecível. “Nunca deixei de fazer nada por falta de dinheiro”, conclui.
Autor: Joshua Becker
Editora: WaterBrook
Resumo: Cansado de sempre buscar mais coisas para comprar, organizar e se preocupar com seus bens, o autor resolveu vender 60% do que tinha. Baseado em sua própria experiência, ele analisa como o consumismo nos leva a comprar carros mais rápidos, casas maiores, mas, no entanto nunca traz felicidade. Pelo contrário: incentiva a querer sempre mais. No livro, ele ajuda os leitores a reconhecer os benefícios de ter menos bens e alerta sobre como aquisições podem impedir a concretização de sonhos.