Mercados

Tenda fica abaixo das expectativas e ações despencam mais de 20%

Alta taxa de cancelamento de vendas e baixa margem de lucro reduzem a confiança dos investidores na construtora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 10h18.

As ações da construtora Tenda entraram em queda livre na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) depois que a empresa divulgou seus resultados do segundo trimestre. O aumento de 3283% no lucro líquido da companhia, que saltou de 616 mil reais entre abril e junho de 2007 para 20,8 milhões de reais no mesmo período deste ano, não animou os investidores e, às 16h55, as ações da Tenda <a href="http://www.investinfo.com.br/abrilexame/Highlights.aspx?acao=TEND3"><strong>(TEND3)</strong></a> despencavam 21,21%, para 7,28 reais.</p>

Os acionistas, dizem os analistas, se decepcionaram com a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (Ebitda), que ficou em 17% - 15 pontos percentuais acima da registrada no segundo trimestre de 2007, mas abaixo da média de 20% projetada pelo mercado. "O guidance (estimativa de resultados elaborada pela empresa) para 2008 é de 25%. Com o resultado apresentado, não será possível atingir essa meta", diz o analista da corretora Fator, Eduardo Silveira.

Outro ponto que desagradou os investidores foi a taxa de cancelamento de vendas. O número caiu de 48% no segundo trimestre de 2007 para 22% neste ano, mas ainda assim ficou acima dos 20% esperados. A construtora afirma que seu objetivo é reduzir ainda mais esse percentual, de forma que ele fique entre 15% e 20% em 2008.

Exageros

Apesar de estarem aquém das expectativas, os resultados da Tenda não foram considerados ruins pelos analistas. "Essa queda nas ações é exagerada", diz Silveira.

A Fator estima um potencial de alta de 93% para os papéis neste ano, podendo chegar a 17,80 reais em dezembro. O Itaú aposta ainda mais na força companhia e recomenda a compra das ações projetando preço-alvo de 25,40 reais - o que significa 175% de valorização em 2008. "A empresa está no caminho certo para adicionar valor para os acionistas", destaca a instituição em relatório.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Powell indicará queda de juros em setembro? O que esperar de discurso em Jackson Hole

Ibovespa fecha acima de 135 mil pontos pela primeira vez na história

Arábia Saudita quer completar uma missão: 'comprar o mundo'

Boletim Focus, Jackson Hole e eleições americanas: os assuntos que movem o mercado

Mais na Exame