Mercados

Telefónica cai na bolsa de Madri após melhorar oferta pela Vivo

Ações da empresa caíam 1,25% às 9h50, enquanto o índice de Madri perdia 1,79%

A Telefónica aumentou a oferta à fatia da Portugal Telecom na Vivo de 5,7 bi de euros para 6,5 bi de euros (AFP)

A Telefónica aumentou a oferta à fatia da Portugal Telecom na Vivo de 5,7 bi de euros para 6,5 bi de euros (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2010 às 10h01.

Madri - As ações da Telefónica, líder espanhol das telecomunicações, abriram em baixa nesta quarta-feira na bolsa de Madri, depois de anunciada uma alta de sua oferta de compra da operadora brasileira Vivo, controlada pela Portugal Telecom (PT), por 6,5 bilhões de euros.

A ação da Telefónica perdia 1,25% (15,41 euros) às 09H50 (07H50 GMT), depois de cair a 1,38% 40 minutos antes, em um mercado que perdia 1,79%.

A empresa espanhola, que tem o Brasil como um de seus motores de crescimento, anunciou na terça-feira à noite um aumento da oferta à PT pela Vivo dos 5,7 bilhões de euros iniciais a 6,5 bilhões de euros.

"A Portugal Telecom informa que recebeu da Telefónica uma nova oferta, firme e incondicional, para a aquisição da participação de 50% que a PT possui na Brasilcel, por um total de 6,5 bilhões de euros", destacou o grupo português em sua página na Internet.

Telefónica, que pretende reforçar sua posição no Brasil, apresentou no mês passado uma oferta de 5,7 bilhões de euros à Portugal Telecom por sua participação de 50% na Brasilcel, holding que possui 60% da Vivo.

A oferta foi rejeitada de imediato pela PT, que também considera estratégica sua presença no Brasil.

A Vivo é a joia que a Telefónica quer a qualquer preço, para dispor de uma operadora integrada de telefonia fixo-móvel.

O Conselho de Administração da PT, que se reuniu em caráter de emergência na noite de hoje para analisar a oferta, estimou que ela "não reflete o valor estratégico deste ativo para a Telefónica", mas decidiu "convocar uma assembléia geral para ouvir os acionistas".

Se a PT aceitar a oferta, a Telefónica proporá ao grupo português ou "a um grupo indicado a aquisição da totalidade da participação" que a companhia espanhola possui na Portugal Telecom, atualmente em 10%, a "um preço equivalente ao valor médio das ações da PT" na Bolsa de Lisboa.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasServiçosEuropaPiigsTelecomunicaçõesAçõesTelefônicaEspanha

Mais de Mercados

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor